fbpx

6 dicas infalíveis para motivar a equipe do seu salão de beleza

motivar a equipe do seu salão de beleza

A motivação da equipe de um salão de beleza é sempre uma parte custosa para empregadores. Entretanto, há vários métodos que podem ser usados para deixar os funcionários dispostos a crescer junto com a empresa.

A participação na tomada de decisões, o oferecimento de recompensas e o acompanhamento do desempenho de cada funcionário são algumas dicas gerais praticadas por muitos negócios.

Mas, melhor que isso, há maneiras infalíveis para motivar a equipe do seu salão de beleza e conquistar muitos ganhos com isso. Afinal, o incentivo aos colaboradores ajuda no desenvolvimento da empresa, atrai mais clientes e aumenta a lucratividade.

Quer saber mais? Continue lendo o post.

Você sabia que é comum a equipe ficar desmotivada?

Basta consultar um especialista em gestão de pessoas para entender essa realidade, além de acompanhar o cotidiano da empresa para ver, na prática, como se dá o desenvolvimento do trabalho.

Infelizmente, a falta de motivação é uma situação comum e que afeta desde os pequenos negócios até as grandes multinacionais.

Se motivação é algo que nos faz lutar, buscar melhorias e ascender, no trabalho ela pode se acabar em pouco tempo. Muitas pessoas iniciam um emprego super animadas, mas com o tempo acabam desanimando.

Segundo uma pesquisa da  Walk and Talk divulgada pelo Instituto Brasileiro de Coaching, os fatores que mais motivam os candidatos são:

  1. Experiências aprendidas
  2. Atividades executadas
  3. Novas oportunidades
  4. Boa remuneração
  5. Colegas e equipe
  6. Liderança dedicada
  7. Espaço físico

Com base nesse estudo, concluímos que a motivação vai muito além de “ganhar bem”. Em todo caso, pensamos que o cenário ideal seria um lugar que reúna tudo isso, ou melhor, que considere o propósito de cada colaborador em relação a empresa.

Vale destacar que perceber os sinais de coladores desmotivados não é tarefa apenas da gestão de pessoas. É papel da liderança estar atento a esses pontos e buscar as melhores maneiras de solucioná-los.

Quer saber mais? Saiba como administrar um salão de beleza passo a passo

Dicas para motivar a equipe do seu salão de beleza

Antes de mostrar a você quais são as dicas para motivar a equipe do seu salão de beleza, saiba que funcionários desmotivados:

  • Produzem menos e com baixa qualidade
  • Ficam descomprometidos com as tarefas
  • Enxergam a rotina como mera obrigação
  • Se estressam facilmente e geram conflitos
  • Prejudicam o clima organizacional e corporativo

Todas essas situações são péssimas e devem passar longe do seu salão de beleza. Sendo assim, a busca por ações de correção é essencial, bem como a prática recorrente de boas estratégias. Listamos as mais interessantes.

Liberdade para expor opiniões

Manter uma política de portas abertas permite que os funcionários se sintam à vontade para expor suas opiniões, seja sobre a rotina de serviços ou a empresa em si.

Segundo especialistas, a comunicação se torna uma grande barreira entre os funcionários com o gerente ou proprietário. Para resolver isso, você pode criar métodos que encorajam os colaboradores a conversarem com as lideranças. A abordagem pode ser simples, sigilosa e respeitando sempre a visão de cada um deles.

O próprio gerente pode ser responsável por isso, ou vale alocar uma pessoa do RH. Se achar conveniente, use um software de gerenciamento de salão para permitir que os funcionários marquem uma hora, assim fica ainda mais organizado.

Organize atividades recreativas

Apenas um bom ambiente de trabalho não é o suficiente para motivar a equipe. Então, que tal organizar atividades recreativas para eles participarem?

Pode ser desde o sorteio de uma viagem até um simples intervalo no meio do expediente. Do mesmo modo, uma brincadeira para relaxar o corpo, uma gincana interativa, enfim, há várias ideias.

Especialistas pontuam que essas recreações podem ser em grupos ou envolver toda a equipe. Com certeza será algo animador que mandará a tensão e o estresse embora.

motivar equipe de salão de beleza

Abra espaço para novas ideias

Pequenas ideias podem impulsionar seu negócio e aumentar a confiança dos funcionários.

Um bom exemplo: se você precisa de uma ideia para atrair clientes, peça a seus funcionários que apresentem alguma solução. Não importa quais sejam, deixe o espaço aberto para qualquer dica. Com certeza você ficará surpreso com os métodos que eles propõem.

Aproveite e, depois disso, recompense a pessoa com a melhor ideia, pois irá motivá-la e também o resto da equipe.

Dê e receba feedback

Não basta apenas dar feedback. Recebê-lo também é importante. Então, além de acompanhar e avaliar o desempenho dos colaboradores, esteja aberto para ouvir as suas queixas – principalmente se pontuar muitas coisas.

Seja um bom ouvinte e ajude no que for necessário. Com certeza eles se sentirão importantes e ficarão motivados em permanecer e desenvolver suas habilidades na empresa.

Ofereça boa remuneração e benefícios

Pagar um salário correto é primordial em qualquer negócio. Por isso, esteja sempre de acordo com o mercado, recompensando cada pessoa de acordo com a sua função, para que receba exatamente o que merece.

Você pode delimitar o pagamento principal baseado em uma série de fatores, desde a capacitação até a experiência. Além disso, os benefícios também motivam os funcionários, assim como as recompensas conforme o cumprimento de metas.

As comissões são ótimos exemplos para deixá-los animados, seja para vender mais, oferecer combos promocionais, atrair novos clientes, enfim. Eles devem ter um objetivo para seguir e, conforme alcançam, ganham algo – seja dinheiro ou outro tipo de premiação.

Automatize e melhore processos da empresa

A simples automação e melhoria de processos pode deixar a sua equipe totalmente motivada.

Para isso, é interessante investir em um sistema de gerenciamento para salão de beleza, que pode ajudar em várias rotinas: agendamento online, pagamentos, recursos de marketing, vendas, entre muitos outros.

Além de otimizar o trabalho dos funcionários, será uma solução perfeita para melhorar várias demandas de sua empresa. O aplicativo Belasis é um ótimo exemplo. Trata-se da melhor tendência para salões de beleza, barbearias, clínicas, entre outros negócios similares.

Conheça o aplicativo Belasis, faça um teste gratuito e escolha o melhor plano para a sua empresa. 


Essas são algumas dicas preciosas e infalíveis para motivar a equipe de seu salão de beleza e ajudar no crescimento do seu negócio. Esperamos que tenha gostado do conteúdo, deixe um comentário e compartilhe.

Boa sorte e até mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *