Melhores dicas para administrar um salão de beleza

como administrar um salão de beleza

Administrar um salão de beleza, assim como qualquer negócio, não é uma tarefa simples. Muitas pessoas têm o sonho de abrir uma empresa nessa área, mas poucas planejam para que tenha ascensão.

A má gestão leva a uma estatística ruim: o fechamento da empresa em curto prazo, sem ao menos completar dois anos de existência. Algumas, para se ter ideia, acabam logo no primeiro ano.

Sendo assim, é essencial pensar em alguns fatores para ter sucesso e ver seu salão de beleza crescer bastante. Preparamos algumas dicas que valem também para clínicas, esmalterias, barbearias, entre outros negócios.

Precisa de uma ajuda para organizar o dia-a-dia da sua empresa??

escolha seu segmento e veja como podemos ajudar você!

Como administrar um salão de beleza?

Primeiramente, é importante estudar o segmento para entender como está o mercado, as perspectivas, entre outros detalhes. Nesse contexto, destacamos a primeira dica:

Buscar qualificação

Não adianta pensar apenas em investimento se você não tem a qualificação necessária para ser um bom administrador. O mesmo vale se você é um profissional da área.

É claro que a qualidade dos serviços é fundamental, mas a veia para os negócios deve estar cada vez mais latente. Para isso, a ideia é correr atrás de cursos e desenvolver habilidades.

Felizmente, hoje em dia existem inúmeras opções que você pode até fazer online. Do mesmo modo, vale assistir vídeos informativos, ler artigos, enfim, ficar antenado. Com o tempo, você se sentirá mais seguro para administrar um salão de beleza – ou qualquer outra empresa.

Depois, você pode colocar em prática outras dicas importantes:

Pesquisar a melhor localização

Segundo especialistas, uma ótima localização é a chave para o sucesso inicial de seu salão de beleza. De fato, um bom endereço aumenta potencialmente as chances das pessoas conhecerem seu negócio.

Por isso, é importante dedicar um bom tempo escolhendo o melhor local: que tenha fácil acesso, bom movimento de pessoas, estacionamento, enfim, uma boa estrutura. Seja no centro ou no bairro, tudo depende da sua região.

Desde que o salão de beleza seja altamente visível e um verdadeiro ímã para novos clientes e visitantes, vale a pena investir em um aluguel mais claro. Com o tempo, você verá que fez um ótimo negócio!

Pesquise, faça cotações, negocie bastante sem pressa. Analise o ponto, a localização e os possíveis concorrentes. Lembre-se que tudo demanda tempo, então tenha paciência.

Fazer bons investimentos

Ao iniciar um empreendimento, o empresário deve ter as contas na ponta do lápis. Por isso, é primordial fazer bons investimentos, comprando aquilo que é realmente necessário para o conforto e o atendimento dos clientes.

Sendo assim, uma dica de especialistas é poupar bastante ou então evitar gastar mais que o necessário. Comece pelo básico. Não precisa comprar coisas caras logo no começo, deixe para investir quando o negócio estiver sólido.

O ideal é encontrar um ponto de equilíbrio até alcançar a tão sonhada lucratividade. Então, preze sempre pelo que é essencial: um espaço bonito, aconchegante, equipado com os materiais corretos e sempre limpo.

administrar um salão de beleza

Divulgar e promover

Toda gestão de salão de beleza deve elaborar e praticar estratégias de divulgação e promoção do negócio. Os clientes precisam saber sua localização, quais são seus serviços e, melhor que isso, os diferenciais.

De modo geral, você deve manter e fortalecer o canal de comunicação com seus clientes. Para isso, um plano de marketing é fundamental – e precisa ser estruturado logo na inauguração de sua empresa.

Assim, é possível elaborar campanhas fortes, que levam a bons resultados, além de reter e fidelizar os consumidores. Com uma base forte, o faturamento do seu salão será cada vez maior.

Entre as estratégias, destacamos: criação de clubes de fidelidade, fortalecimento das redes sociais, promoções exclusivas, enfim.

Aprenda como criar um plano de marketing para salão de beleza passo a passo!

Ser um bom líder

O insucesso de muitas empresas, principalmente startups, se dá pela falta de gestão. As lideranças até existem, mas não sabem como administrar e desenvolver o negócio.

A falta de preparo é um dos grandes motivos, assim como a pouca presença no local. Um líder não deve ficar longe da sua empresa e tampouco de sua equipe. Deve entender a realidade da empresa, saber dos problemas e fazer o máximo para saná-los.

Somente com um olhar apurado sobre o cenário atual do empreendimento é possível desenvolvê-lo, manter a equipe motivada, fazer bons investimentos, entre outras decisões que interferem positivamente na gestão.

Otimizar processos

Por último, salientamos a necessidade de otimizar processos na empresa. Em conclusão, você pode informatizar e automatizar uma série de demandas. Assim, vários setores se desenvolverão melhor.

Nesse quesito, uma boa proposta é implementar sistemas que facilitem tarefas, como o agendamento, recebimento de pagamentos, criação de base de clientes, entre muitas outras.

O agendamento online, por exemplo, é uma tendência que está cada vez mais forte. Por meio de aplicativos, você pode organizar a agenda, montar um calendário flexível e oferecer aos clientes uma plataforma configurada, simples e prática de usar.

Saiba mais sobre agendamento online aqui!

A tecnologia é uma grande parceira na gestão de um salão de beleza. Assim, você destaca seu negócio em meio à concorrência, facilita as tarefas de administração e contribui para o crescimento da empresa.

Conheça o app da Belasis

Se você pretende conhecer um aplicativo para automatizar vários processos no seu salão, recomendamos a Belasis. Trata-se da melhor alternativa para facilitar a gestão, o trabalho dos colaboradores e o atendimento aos clientes.

A boa notícia é que é possível fazer um teste totalmente gratuito antes de assinar. Por 7 dias, você conhece o app passo a passo. Depois, é só escolher o melhor plano de acordo com as demandas da sua empresa.

Acesse o site da Belasis e comece agora!


Aproveite e confira outros links para ajudar você a administrar um salão de beleza:

Visite nossa página de Materiais Grátis clicando aqui

Planilha grátis para cálculo de ponto de equilíbrio

Planilha para controle e gestão de fluxo de caixa no salão de beleza

Quer entender mais sobre a Legislação do salão e profissional parceiro? Preparamos um e-Book

Saiba mais sobre os Aplicativos para salão de beleza

Comente e compartilhe! Até mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *