Tudo que você precisa saber para montar um salão de beleza infantil

Não é segredo para ninguém que as crianças exercem uma forte influência no comportamento de consumo dos seus pais ou pessoas próximas. E quando falamos da área da beleza, isso não é diferente. Nos últimos anos, houve um grande crescimento na área de salão de beleza infantil, que estão se especializando em cortes e serviços voltados às crianças. Isso mostra que entrar para esse nicho de mercado pode dar muito certo.

Mas antes de simplesmente designar seu negócio como um salão de beleza infantil, é preciso estar atento a algumas adequações para não afetar a saúde dos pequenos.

Cuidado com os produtos químicos

Se o seu desejo é realmente ingressar nesse mercado, é importante ficar atento aos produtos que você utiliza dentro do seu espaço. Os componentes desses produtos muitas vezes têm compostos altamente perigosos para a saúde das crianças.

Evite objetos perigosos

Tesouras, grampos e até mesmo aparelhos como chapinhas e secadores são considerados de risco. Além disso alguns desses objetos não são indicados para uso com os pequenos, devido a sensibilidade da pele ou até mesmo dos cabelos.

Fluxo de adultos

É claro que é inevitável, afinal são os pais ou responsáveis que vão levar os clientes kids. O que fazer então? Reserve um espaço específico para os pais aguardarem o atendimento, assim as crianças que estão sendo atendidas no salão não terão desvios de atenção (que pode causar um simples erro de design ou em casos mais graves, até mesmo acidentes).

Preparo profissional

Evidentemente, para fazer esse tipo de serviço é necessário que seus profissionais tenham um preparo específico. Afinal, atender uma criança é totalmente diferente do que atender uma pessoa adulta. É preciso ter calma, tranquilidade e muita paciência para trabalhar com a inquietação e curiosidade, que são comuns nessa faixa etária.

Primeiros passos para montar um salão de beleza infantil

Infraestrutura

A estrutura de qualquer salão de beleza ou barbearia exige alguns cuidados, mas quando falamos em um salão que atende especificamente o público infantil, é preciso organizar tudo com muito mais cautela. A primeira coisa é ter ciência de que você vai precisar de espaço para que as crianças possam interagir e se divertir. 

Existem alguns itens que são bem interessantes para inserir nesse ambiente, como por exemplo uma área de recreação ou brinquedoteca. Ter alguns vídeo games e algumas mesas de jogos também são atrativos para a criançada. Ah! Não esqueça que os móveis devem estar de acordo com a idade que você pretende atender. Isso inclui o espaço de espera e os banheiro, por exemplo.

Como já mencionamos anteriormente, não esqueça de ter um espaço reservado aos pais ou responsáveis que estarão acompanhando seu mini cliente. Eles precisam se sentir confortáveis e aconchegados, afinal, quem define em qual salão confiar para levar suas crianças, são eles não é mesmo? Ofereça para essas pessoas as bebidas tradicionais de salões beleza, como um café, água ou suco.

Decoração

É impossível imaginar um salão de beleza infantil que não seja temático, ou ao menos tenha uma decoração que chame a atenção do seu público. Pense em algo que lembre coisas felizes. Você pode escolher temas para utilizar nas suas cadeiras de atendimento, por exemplo um avião.

Outra dica é personalizar o ambiente com objetos interativos onde as crianças possam colar e descolar figuras, por exemplo. De preferência à cores animadas. Além disso, lembre de colocar pisos que evitem que as crianças escorreguem. Segurança em primeiro lugar. 

Mão de obra qualificada

Já mencionamos lá em cima que é extremamente importante que os profissionais que vão  trabalhar com os pequenos sejam altamente capacitados para tal. Isso inclui não somente quem vai cortar o cabelo, mas recepcionista, auxiliar de serviços gerais e até mesmo manicure e pedicure. Outros profissionais que é bem relevante ter em um salão infantil, são monitores para garantir a segurança das crianças. Esse último deve ter desenvoltura para transformar momentos de diversão em possibilidade de integração com as outras crianças. Ah, outra coisa bem importante: incentive seus profissionais a buscarem treinamentos voltados ao público infantil.

aplicativo personalizado para salao de beleza

Cuidados especiais com o seus pequenos clientes

Crianças são curiosas e querem saber de tudo que está acontecendo a sua volta. Por isso, disponibilizar um cuidado específico pode agregar valor aos seus serviços e ser considerado um diferencial entre os pais.

Cada criança tem um ritmo

Isso inclui ter menos paciência de aguardar sentado enquanto você faz o seu serviço. Por esse e outros motivos, como cuidado em dobro, os cortes infantis tendem a ser muito mais demorados do que em um adulto. Uma coisa que você deve evitar, é tocar em partes sensíveis para as crianças (principalmente os bebês) para que eles não se assustem e se mexam bruscamente. 

Use apenas produtos específicos 

Quando um adulto vai ao salão, é comum que o cabeleireiro utilize produtos com compostos químicos. Acontece que praticamente todos esses produtos fazem mal para a saúde dos pequenos, por serem mais frágeis. Quando adquirir os produtos para seu salão, certifique-se de que possuem fórmulas específicas para uso infantil. Também fique atento às recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA

Fique atento a idade e características de cada criança

Quando você abre um empreendimento voltado ao público infantil, é importante lembrar que cada período da infância tem características diferentes. Quanto menor a criança, por exemplo, maior deve ser o seu cuidado.

Certamente depois de um tempo, os seus clientes “maiores” vão querer ter autonomia para escolher o tipo de corte ou penteado que será feito, e é preciso respeitar o gosto dessa criança. Voltando a ideia das cadeiras personalizadas, elas podem ser um ótimo aliado na hora de realizar seus serviços, pois podem distrair quem está sentado ali e ajudar para que você possa trabalhar de maneira tranquila e despreocupada.

Agora que você já sabe como tratar seus clientes kids na hora de abrir seu negócio especializado, foque em automatizar os agendamentos e a gestão do seu salão. O agendamento online da Belasis, por exemplo, é uma alternativa para que pais possam agendar quando quiserem, incluindo os momentos em os filhos estejam mais calmos, facilitando seu serviço.

Você pode experimentar o sistema da Belasis grátis por sete dias clicando aqui.

Olha só, também preparamos alguns links úteis para auxiliar a administração do seu salão de beleza infantil

Visite nossa página de Materiais Grátis clicando aqui

Planilha grátis para cálculo de ponto de equilíbrio

Planilha para controle e gestão de fluxo de caixa no salão de beleza

Quer entender mais sobre a Legislação do salão e profissional parceiro? Preparamos um e-Book

Saiba mais sobre os Aplicativos para salão de beleza

   

Você gostaria de
aumentar sua LUCRATIVIDADE
e ter sua AGENDA SEMPRE LOTADA?

Então CADASTRE-SE
e veja como podemos ajudar você!





Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *