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6 dicas para abrir uma esmalteria

Está pensando em começar seu próprio negócio no ramo da beleza, mas não sabe onde investir? Veja nossas dicas para abrir uma esmalteria, a febre do momento!

No cenário atual brasileiro, estima-se que o gasto das brasileiras com serviços e produtos de beleza movimenta em torno de 50 milhões de reais anualmente, de acordo com dados da ABIHPEC – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos. Além disso, o Brasil é o segundo maior mercado consumidor de serviços e produtos de beleza no mundo, cujo setor de estética teve 77% de crescimento no ano de 2014, segundo o Sindestética.

O segmento da beleza…

Um dos estabelecimentos responsáveis por esse crescimento e que já está bem consolidado no repertório das brasileiras é o Salão de Beleza, que oferece serviços de manicure/pedicure, tratamento e coloração de cabelos, depilação, massagens, entre outros. No entanto, o serviço procurado com maior regularidade pelas clientes é o de manicure/pedicure, que tem alta rotatividade dentro dos salões e atende a todas as classes sociais. Sendo assim, empreendedoras visionárias do setor da beleza criaram um conceito que está fazendo o maior sucesso: a esmalteria, loja que se dedica apenas a serviços relativos às unhas.

Apesar de sua segmentação específica, a esmalteria ainda assim pode oferecer uma grande variedade de produtos e serviços, que vão da aplicação de unhas de gel à venda de produtos para as unhas. Recentemente, com o investimento intenso das marcas brasileiras e internacionais em linhas de esmalte e com a popularização dos blogs sobre esmalte, as esmalterias tem sido cada vez mais procuradas por mulheres em busca de uma experiência prática, rápida e com um toque de personalização na hora de fazer as unhas.

Sendo assim, veja abaixo dicas para abrir uma esmalteria.

  1. Monte bem a proposta de negócio

Uma esmalteria de qualidade deve oferecer uma boa variedade de serviços e preços, que atendem a uma grande parcela de clientes. Procure, então, fazer uma lista com os serviços que serão oferecidos na sua esmalteria, pesquisando na região aqueles que podem trazer, também, um fator de novidade ao local, como o oferecimento de unhas cromadas ou algo do tipo. Algumas sugestões de serviços são: unhas artísticas, aplicação e manutenção de unhas de gel, manutenção e hidratação de cutículas e esmaltação de qualidade, a um preço atrativo.

  1. Preço é tudo. Literalmente!

As clientes, ao buscarem pelos serviços de uma esmalteria, estão interessadas em dois fatores: preço e agilidade. Portanto, pesquise bem os preços que são praticados pela concorrência na região e busque oferecer um preço competitivo, mas diferenciado, já que a experiência oferecida por uma esmalteria é personalizada, exclusiva, e, portanto, mais cara do que a encontrada em um salão de beleza comum.

  1. Acompanhe de perto as tendências em esmalte

Antigamente, apenas duas cores de esmalte eram utilizadas pelas mulheres e fabricadas pelas marcas de cosmético: o branco e o vermelho, com poucas opções de variação.

Atualmente, no entanto, os esmaltes e produtos para as unhas representam uma grande fatia do mercado de cosméticos, contando com grande variedade de cores, efeitos e texturas, que vão variando conforme as tendências de moda de cada região do mundo e estação do ano. Sendo assim, procure estar sempre por dentro das marcas e cores mostradas em desfiles de moda das principais capitais do mundo, além de acompanhar blogs e influencers especializados em esmaltes, que sempre informam sobre as últimas novidades no mercado de esmaltes.

Ao oferecer um serviço sempre atualizado e conforme as últimas tendências da moda, sua esmalteria com certeza estará no radar de muitas clientes!

  1. Fidelize suas clientes

O formato de negócio das esmalterias é projetado para que atenda a uma grande gama de clientes, e, por isso, agradar a cada uma delas é uma etapa importante, para que o seu negócio tenha clientes fiéis, assíduas e que recomendem os serviços a outras clientes.

Para isso, é importante investir na experiência da cliente, tornando o momento de fazer as unhas especial, seja ao servir bebidas e comidinhas especiais ou por oferecer uma infraestrutura aconchegante, com cadeiras confortáveis e bonitas, revistas boas e atualizadas para leitura, além de plugs para que as clientes possam carregar o celular enquanto fazem a unha.

Outra estratégia para fidelizar as clientes é apostar na venda de pacotes de serviços, que combinem uma série de serviços por um tempo determinado com um preço especial, como por exemplo, um pacote que combine a aplicação de unhas de gel +2 esmaltações + manutenção das unhas, garantindo, assim quatro idas da cliente à esmalteria em um curto espaço de tempo.

  1. Invista na modernização e eficiência do atendimento

Quanto mais fácil, rápida e prazerosa for a passagem da cliente pela sua esmalteria, maior a chance que ela retorne outras vezes ao seu espaço. Sendo assim, invista em ferramentas de agendamento online de horários, como as oferecidas pela Belasis, que irão beneficiar tanto as clientes quanto você, que poupará tempo e dinheiro e manterá a organização dos horários mais facilmente por meio dessas ferramentas.

Portanto, calcule e observe bem o tempo dos atendimentos, administrando bem a quantidade de tempo gasta com cada cliente para que o atendimento seja otimizado e eficiente.

  1. Não é mágica, é simpatia!

Todo mundo gosta de pessoas simpáticas e que sabem atender bem um cliente, e numa esmalteria essa característica é essencial. Para além de fazer as unhas, frequentar uma manicure também é um momento de socialização, então certifique-se de estar contratando pessoas pessoas simpáticas, que estão sempre fluindo boas energias para garantir o sucesso do seu negócio.

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