fbpx

Como montar um salão de beleza de sucesso? [GUIA COMPLETO] com 13 passos!

como montar um salão de beleza

Como montar um salão de beleza: essa é uma questão que fica na mente de muitas pessoas interessadas nesse nicho. Indo mais adiante, permeia também os pensamentos de quem pretende se tornar um empreendedor.

Ao pesquisar quais são os melhores modelos de negócios para investir, as empresas do segmento de beleza e estética sempre despontam em grande parte das listas. Entre tantas opções, o salão de beleza se destaca. De fato, é uma boa alternativa, visto que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com seu visual.

Abrir um salão de beleza pode ser uma ótima decisão para empreendedores indecisos e pessoas que já atuam nessa área. Mas, para ter sucesso, é preciso se atentar a muitos detalhes: tamanho, localização, público são alguns deles.

Se você está totalmente perdido e quer saber mais sobre o assunto, leia este guia completo e aprenda como montar um salão de beleza em 13 passos. Ao final, conte pra gente se vale ou não a pena o investimento.

13 passos para montar um salão de beleza

Adquira conhecimento sobre o segmento

Primeiramente, estudar e entender melhor o segmento é importante para saber a realidade do mercado, quais habilidades são necessárias, o investimento, entre outros detalhes essenciais.

Assim como esse conteúdo, há muitos guias importantes que ensinam como montar um salão de beleza passo a passo. Assista vídeos, contate pessoas e inspire-se em histórias de sucesso. Tudo é válido para adquirir experiência nesse ramo – desde os fundamentos teóricos até a prática em si.

Monte um plano de negócios

Ainda na linha teórica, a montagem do plano de negócios vai guiar a construção do seu salão de beleza. Esse escopo é essencial em qualquer tipo de empreendimento, principalmente aqueles que serão iniciados do zero.

Estabeleça a missão do seu salão e responda, além de outras perguntas, o porquê da importância desse empreendimento para você – e como fazer para torná-lo bem sucedido.

Defina o nicho de seu salão de beleza

De modo geral, um salão de beleza é estruturado para atender o público feminino. Entretanto, há modelos que atendem todos os públicos. Pode ser unissex e voltado para pessoas de todas as idades, com uma gama de serviços.

Então, antes de iniciar o projeto, decida qual é o nicho que deseja focar. Assim, fica mais fácil conhecer o público e seus hábitos, bem como definir o estilo do salão, os serviços oferecidos, enfim.

50 sugestões + dicas para escolher o nome do seu salão de beleza

Conheça o perfil de seu público

Entenda quem é seu cliente e como seu empreendimento atenderá as suas necessidades. A segmentação de público é muito importante para a construção das estratégias de marketing e também para a fidelização.

De acordo com o perfil, você sabe quem atende, o que o cliente precisa, qual é o seu feedback, entre outros detalhes que visam agregar valor no relacionamento.

Estude a concorrência

É fato que você terá muitos concorrentes, desde outros salões até barbearias, clínicas, entre outros espaços voltados à estética. Sendo assim, é fundamental estudar a concorrência, conhecer seus pontos fracos e fortes, e mostrar um diferencial em relação a todos esses rivais.

Fique atento e busque maneiras de se destacar em sua região. Felizmente, há muitas tendências e novidades ideais para isso, como a automação de processos, por exemplo.

A instalação do sistema de agendamento online da Belasis é uma ideia interessante para atrair clientes e ganhar relevância em meio a tantos concorrentes. Que tal conhecer e fazer um teste gratuito?

Faça um orçamento

Coloque no papel tudo o que é necessário para montar um salão de beleza, desde os itens primordiais até os complementares. Nesse sentido, decida se é mais vantajoso construir um negócio do zero, alugar ou comprar um salão de beleza já existente.

Tem dúvidas? Leia nosso post sobre o custo para abrir um salão de beleza.

Dica: hoje em dia, existem muitos programas de financiamento, sobretudo para novos empreendedores. Vale a pena pesquisar para encontrar um plano ideal para você!

Dica 2: muitas pessoas abrem empresas por meio de sociedade. É uma forma de unir forças para iniciar um negócio, mas tenha plena confiança nos sócios e atente-se aos contratos antes de embarcar nessa alternativa.

Escolha uma boa localização

O local no qual seu salão de beleza será instalado conta bastante. Atente-se às características da região, o perfil dos moradores, quais são os principais concorrentes, entre outros detalhes. Não se esqueça de cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio, destacar o endereço no site e nas redes sociais.

Monte a identidade visual do salão

Nome, layout, estilo e decoração: esses são alguns pontos fundamentais para criar a identidade visual de seu salão de beleza. Monte um escopo completo, atente-se aos registros e comece a colocar em prática com o apoio de especialistas – como arquitetos e designers, por exemplo.

montar um salão de beleza passo a passo

Contrate funcionários

Um salão de beleza de sucesso depende de uma equipe especializada e bem alinhada. Contrate funcionários qualificados e profissionalizados em vários serviços. Faça uma boa triagem e mantenha todos motivados para que o atendimento aos clientes seja sempre impecável.

Compre equipamentos para seu salão de beleza

Com a base pronta, você precisa equipar o seu salão com uma série de aparelhos, móveis, produtos, enfim, tudo aquilo que a estrutura necessita. Faça uma listagem por prioridades, de acordo com os procedimentos oferecidos. Essa é uma parte essencial do investimento. Os equipamentos devem ser bons e de qualidade.

Monte o planejamento estratégico

Com tudo pronto, é hora de montar um planejamento estratégico, para delimitar quais serão as estratégias para o crescimento da empresa. Para isso, você pode até contar com o apoio de especialistas.

Inicie um plano de marketing

O plano de marketing deve ser desenhado e implementado de acordo com o desenvolvimento do negócio. Felizmente, há uma série de ações que ajudam na divulgação do seu salão de beleza, principalmente relacionadas ao marketing digital.

Automatize os processos

Não deixe a sua empresa estagnada! Aproveite as tendências e automatize os processos, instalando sistemas que facilitam tarefas. O agendamento online é um grande exemplo. Implemente aplicativos que tratam dessa demanda, economize tempo e dinheiro e apresente uma novidade aos seus clientes.

A Belasis possui um sistema de gestão perfeito para salões de beleza. Você pode testar por 7 dias grátis e implementar em sua empresa ao assinar o plano que mais atende as suas necessidades. Que tal conhecer?

Acesse o site da Belasis e comece já!

Aproveite e saiba tudo sobre aplicativos para salão de beleza.

Quer mais dicas sobre como montar um salão de beleza? Continue navegando em nosso blog e leia vários conteúdos relevantes! Tem dúvidas? Comente! Até mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *