fbpx

Custo para abrir um salão de beleza: saiba quanto investir

Custo para abrir um salão de beleza: saiba quanto investir

Qual é o custo para abrir um salão de beleza? Quanto é necessário investir para montar um negócio bem estruturado, com ampla gama de serviços e profissionais?

É fato que o empreendedorismo atrai cada vez mais pessoas no Brasil. Muitos pretendem iniciar sua própria empresa e buscam mercados sólidos, na qual há boas perspectivas de lucro e sucesso. O nicho de beleza e estética é um bom exemplo.

Sendo assim, é bastante comum encontrarmos pesquisas relacionadas ao custo para abrir um salão de beleza. Se você é um dos interessados, é fundamental acompanhar nosso conteúdo sobre o assunto. Saiba a projeção e quais são os gastos gerais para começar esse negócio agora.

Abrir um salão de beleza do zero?

A primeira questão acerca desse tema é: será que vale a pena abrir um salão de beleza do zero? Afinal, o que isso significa?

De modo geral, é construir o salão do alicerce até o final, em um local pré-determinado por você, com todas as características que você espera do seu negócio. Tal empreendimento pode ser erguido ou reformado de um prédio já existente. Em todo caso, será algo totalmente novo.

A construção de um salão de beleza permite que o negócio fique “com a sua cara”. Você será o responsável por sua concepção, desde a estrutura até a decoração e uma porção de detalhes.

Além disso, deverá montar um plano de negócios de acordo com as suas expectativas, conforme a estrutura que é criada passo a passo. São propostas bem vantajosas, assim como construir sua reputação a medida que o negócio cresce e se torna conhecido.

Entre tantos pontos favoráveis, o grande impasse nesse formato é o investimento. De fato, abrir um salão de beleza do zero demanda muitos gastos, pois você precisará pagar por tudo, do básico ao supérfluo. Portanto, demanda muito planejamento preliminar.

Alugar ou comprar um salão de beleza?

Outras possibilidades ao abrir um salão de beleza: alugar ou comprar um empreendimento já existente. Será que vale a pena?

Nesse caso, você vai adquirir um salão já existente. Por isso, primeiramente é bom saber o porquê da venda pelo proprietário. Pode ser por questões financeiras, por mudança de cidade, para fazer outro investimento, enfim.

Quando se trata da venda por algum motivo financeiro, é primordial investigar se não há dívidas ou acertos a fazer. Isso é comum quando o dono quer repassar por um preço abaixo do mercado. Vale destacar, porém, que os problemas podem ter surgido a partir de uma administração ruim – infelizmente, isso é bastante comum.

A avaliação do preço é importante para saber se é compensatório alugar ou apostar logo na compra do salão de beleza. Em ambos caso, tenha em mente também de que o lugar já existe e tem uma reputação formada.

Sendo assim, você pode fazer uma mudança completa, destacar que está sob nova direção e repaginar todo o negócio, como se fosse algo novo. Essa situação é essencial caso o salão não seja bem visto por muitas pessoas. Do contrário, vale modificar algumas coisas, mas se a base está sólida, não há muito o que alterar.

quanto custa abrir um salão de beleza

Quanto custa construir e abrir um salão de beleza?

Se você pretende construir um salão de beleza do zero, tenha em mente que precisará:

  • Encontrar um bom terreno, para instalar a empresa em um ponto de interesse;
  • Por outro lado, comprar um prédio já existente, mas que esteja em boas condições para uma reforma e nova construção;
  • Atentar-se aos trâmites burocráticos, como o registro do imóvel;
  • Comprar todos os suprimentos e equipamentos para a construção;
  • Definir o tamanho do seu salão de beleza;
  • Fazer uma lista de serviços e projetar cada espaço de modo confortável para o atendimento dos clientes;
  • Montar todo o plano de negócios e voltar-se às estratégias de marketing para divulgar esse novo empreendimento.

Gasto médio: depende de cada região, do porte do salão e das perspectivas de cada proprietário. Um salão pequeno custa bem menos que um estúdio que oferece diversos procedimentos, como uma clínica de estética, por exemplo. Sendo assim, o investimento parte de 30 a 100 mil reais, em geral.

Quanto custa alugar ou comprar um salão de beleza?

Se parece complexo abrir um salão de beleza desde a concepção até o projeto final, saiba que comprar ou alugar uma empresa já formada também depende de muita análise. Portanto, saiba que:

  • É fundamental avaliar a situação atual do salão, sobretudo a questão financeira;
  • Você deve fazer um estudo para definir se realmente vale a pena investir em algo já existente, qual é a situação do mercado atual, enfim;
  • É interessante verificar a localidade, os concorrentes, o perfil dos clientes, entre outros detalhes;
  • Veja como está a estrutura do prédio. Se for alugar, analise os equipamentos e suprimentos.
  • Faça sondagens para saber como está a reputação do salão de beleza atualmente. Caso seja ruim, avalie se compensa montar um novo plano de marketing para alavancar a imagem da empresa.

Gasto médio: o valor do aluguel depende da região, do tamanho do salão, entre outras disposições do contrato. Oscila, em geral, entre 2 mil e 10 mil reais.

A compra, por outro lado, demanda um investimento maior, cerca de 50 mil reais, na média. Vale destacar, entretanto, que existem programas de empréstimo para novos empreendedores.

Abrir um salão de beleza: vale a pena?

O cenário é bem animador quando se trata do nicho de beleza e estética. Fizemos uma projeção geral de custos, mas você também pode entender se vale a pena montar um salão de beleza atualmente.

Pesquise bastante, dedique tempo e conte com boas soluções sempre, como o aplicativo de automação da Belasis. Agende horários e crie uma rotina personalizada a partir de um sistema prático e eficiente.

Que tal conhecer melhor? Acesse o site da Belasis e faça um teste gratuito por 7 dias.

Tem dúvidas? Deixe um comentário. Até mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *