Custo para abrir um salão de beleza: saiba quanto investir

Abrir um salão de beleza é o sonho de muitos empreendedores. Contudo, assim como qualquer outro tipo de empreendimento, requer planejamento na hora de investir. Afinal, o ideal é montar um negócio bem estruturado, com ampla gama de serviços e profissionais qualificados. Não é mesmo? 

Dessa forma, saber qual é o custo de abrir um negócio de beleza é importante. O assunto inclusive é bastante pesquisado na internet.

Com foco em contribuir com esse conhecimento desenvolvemos esse post. Aqui você descobre os benefícios de abrir um salão de beleza do zero. Além disso, consegue comparar se vale a pena comprar ou alugar um salão, bem como os pontos que devem ser considerados nessa escolha. Vem ver!

Investimento: Quais os benefícios de abrir um salão de beleza do zero? 

Uma das principais dúvidas quando o empresário resolve abrir um salão de beleza é voltado para sua compra. Afinal, mais vale investir em um salão do zero ou alugar um salão? 

Embora seja uma dúvida recorrente, vale lembrar que construí-lo do zero pode ser bastante vantajoso, uma vez que o mesmo pode ser erguido ou reformado. Assim como ser recheado com todas as características que você espera do negócio. 

Dentre os benefícios estão:

  • Possibilidade do empreendimento ficar exatamente como sonhou;
  • Possibilidade de personalizar conforme desejar, desde a estrutura até a decoração, por exemplo;
  • Desenvolvimento de um plano de negócios do zero de acordo com suas expectativas;
  • Construção da sua reputação  à medida que o negócio cresce e se torna conhecido.

Contudo, vale destacar que diante de tantos benefícios, isso também requer investimento. Afinal, abrir um salão de beleza do zero demanda muitos gastos, pois você precisará pagar por tudo, ou seja, do básico ao supérfluo. Portanto, requer tempo e planejamento financeiro para tirá-lo do papel.

Quanto custa construir e abrir um salão de beleza?

Se você pretende construir um salão de beleza do zero, tenha em mente que precisará:

  • Encontrar um bom terreno, para instalar a empresa em um ponto de interesse;
  • Por outro lado, comprar um prédio já existente, mas que esteja em boas condições para uma reforma e nova construção;
  • Atentar-se aos trâmites burocráticos, como o registro do imóvel;
  • Comprar todos os suprimentos e equipamentos para a construção;
  • Definir o tamanho do seu salão de beleza;
  • Fazer uma lista de serviços e projetar cada espaço de modo confortável para o atendimento dos clientes;
  • Montar todo o plano de negócios e voltar-se às estratégias de marketing para divulgar esse novo empreendimento.

Sendo assim o investimento total pode variar de 30 a 100 mil reais dependendo da região que você escolher. 

Quanto investir em um salão de beleza?

Vale a pena alugar ou comprar um salão?

O custo de abrir um salão de beleza, portanto, é bastante alto quando se fala em construção. O aluguel ou a compra dele, por sua vez, é uma das alternativas que surgem como solução. Mas será que vale a pena? 

Antes de aderir a comprar de um salão ou até mesmo de alugá-lo é importante entender melhor os motivos do proprietário para isso. Motivos financeiros, por exemplo, podem estar atrelados a dívidas por administração ruim. Bem como o imóvel herdar problemas antigos e assim estar com um preço abaixo do mercado. 

Neste caso, antes de optar por uma dessas opções é importante considerar a avaliação do preço, bem como saber se é compensatório alugar ou apostar logo na compra do salão de beleza. 

Em ambos os casos é válido ter em mente que o lugar já existe e tem uma reputação formada. Sendo assim, você pode fazer uma mudança completa, destacar que está sob nova direção e repaginar todo o negócio, principalmente caso o estabelecimento já tenha uma imagem não tão boa assim. 

Pontos a serem considerados

Se você optar por abrir um salão de beleza através da compra ou aluguel de um empreendimento já pronto, alguns pontos devem ser considerados como: 

  • É fundamental avaliar a situação atual do salão, sobretudo a questão financeira;
  • Você deve fazer um estudo para definir se realmente vale a pena investir em algo já existente, qual é a situação do mercado atual, enfim;
  • É interessante verificar a localidade, os concorrentes, o perfil dos clientes, entre outros detalhes;
  • Veja como está a estrutura do prédio. Se for alugar, analise os equipamentos e suprimentos.
  • Faça sondagens para saber como está a reputação do salão de beleza atualmente. Caso seja ruim, avalie se compensa montar um novo plano de marketing para alavancar a imagem da empresa.

Neste caso, o valor de um aluguel pode variar entre  2 mil a 10 mil reais conforme a região que você escolher. A compra do imóvel deve ser em média  50 mil reais conforme o espaço escolhido. 

Conclusão

Por fim, não podemos terminar esse artigo sem falar do crescimento do setor de beleza e higiene no Brasil. Dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) mostram que o setor cresceu 10% no primeiro semestre de 2022

Portanto, abrir um salão de beleza pode ser um bom investimento. Construir do zero, comprar ou alugar um salão próprio, por sua vez,  vai depender bastante do seu planejamento financeiro, uma vez que muitas coisas devem ser consideradas neste caso como a região, concorrência, melhorias entre outras. 

Dessa forma, pesquise bastante, dedique tempo e conte com boas soluções sempre, como o aplicativo de automação da Belasis para montar seu salão. 

Leia também:

Montar um salão de beleza: vale a pena?

Como economizar tempo e dinheiro com um programa para salão de beleza