Montar um salão de beleza: vale a pena?

Montar um salão de beleza: vale a pena?

Com tantos modelos de negócios disponíveis, muitas pessoas ficam na dúvida sobre a melhor opção para empreender. Quando se trata do ramo de estética, é comum o questionamento: vale a pena montar um salão de beleza?

De fato, os estúdios voltados aos cuidados com o visual são sempre bem cotados. Hoje em dia, não somente as mulheres frequentam esses locais. Mais do que nunca, os rapazes também buscam uma série de procedimentos para ficarem mais bonitos e saudáveis.

Esse é apenas um dos argumentos para você entender a importância de montar um salão de beleza. A seguir, listamos alguns motivos que farão você investir nessa tendência agora.

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O mercado dos salões de beleza

Antes de saber se vale mesmo a pena abrir um salão de beleza, é preciso entender o mercado atualmente. Essa pesquisa preliminar é fundamental antes de realizar qualquer investimento.

Tenha em mente que a abertura de um negócio no Brasil ainda enfrenta muitas demandas. Por isso é necessário entender o cenário, conhecer bem a sua região, o perfil de clientes, entre outros detalhes – quanto mais, melhor!

Primeiramente, vamos destacar um infográfico do Sebrae, órgão voltado ao empreendedorismo, que mostra o crescimento da indústria da beleza no país. A partir de 2014, o consumo de produtos desse setor foi bem alto, ficando entre os dez maiores do mundo.

Do mesmo modo, muitas pessoas se qualificaram para funções voltadas à estética, principalmente cabeleireiro e manicure. Grande parte aproveitou os cursos voltados à área e a possibilidade de se tornar um microempreendedor individual (MEI).

Ao mesmo tempo, a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) analisou que esse mercado é crescente desde o início da década. A movimentação é de bilhões por ano. Além disso, o número de salões de beleza abertos no país é de cerca de 7 mil por mês.

Embora grande parte seja voltada ao público feminino, há cada vez mais estúdios especializados no bem-estar dos rapazes. As barbearias são bons exemplos. Quanto à formalidade, cerca de 40% ainda são informais. Mas, com o desenvolvimento, o negócio alcança novos patamares e se profissionaliza completamente.

Salão de beleza: forças e oportunidades

A análise dos pontos positivos é fundamental antes de iniciar um novo negócio. Você deve avaliar quais são as forças e oportunidades levando em consideração cenários como mercado, região, consumidores, etc.

Ao montar um salão de beleza, as principais forças são:

  • Expansão do mercado estético no país;
  • Mobilização de pessoas interessadas em se profissionalizar na área;
  • Solidez do público em relação aos cuidados com o visual;
  • Recorrência de serviços e possibilidade de fidelização de clientes;
  • Crescimento das tendências voltadas à higiene, cosmética e beleza em geral.

Quanto às oportunidades, podemos listar:

  • Há expectativa de desenvolvimento desse mercado para os próximos anos;
  • Maior tecnologia voltada à área de beleza e estética;
  • Leis e certificações a fim de profissionalizar pessoas e novos negócios;
  • Interesse maior do público com a saúde, higiene e visual em geral.

Fraquezas e ameaças

Por outro lado, antes de montar um salão de beleza, é importante compreender quais são as fraquezas e ameaças do mercado. Com isso, você deve melhorar alguns parâmetros e buscar a solidez, para que seu negócio mantenha-se firme mesmo em momentos preocupantes.

Entre as fraquezas, destacamos:

  • Pouco conhecimento em gestão de negócios pelos novos empreendedores;
  • Adesão baixa aos processos de biossegurança;
  • Alta informalidade do setor;
  • Representação de órgãos e associações baixa, sobretudo em comparação com outros setores;
  • Baixa qualificação profissional.

Quanto as ameaças, destacamos a alta do número de profissionais independentes, que atendem a domicílio; a pandemia e as crises que assolam todo o mercado; bem como recessão econômica.

Segundo especialistas, esses são alguns pontos gerais que fazem parte de qualquer plano de negócios. Do mesmo modo, devem ser considerados no planejamento estratégico da empresa, que é estruturado desde o investimento até a concepção.

Montar um salão de beleza: como se destacar no mercado?

Além de analisar uma série de fatores antes de montar um salão de beleza, é preciso buscar soluções para se destacar no mercado.

Conforme salientamos, o cenário continua promissor, mas a concorrência ainda é grande, seja de salões já consolidados, novos negócios ou profissionais informais.

Sendo assim, preparamos algumas dicas para você fazer seu salão de beleza alavancar de vez:

Escolher uma boa localização

A localização é um dos pontos de influência para o sucesso de seu salão de beleza. Não basta escolher qualquer rua ou região, é preciso sondar para entender quais serão os futuros clientes, seus hábitos, poder aquisitivo, etc.

Do mesmo modo, a localização é importante para identificar os concorrentes ou a falta deles. Mesmo em um local sem rivais, é importante sondar para saber se há um bom potencial para a abertura de um salão de beleza.

Focar no conceito

Dependendo do porte do seu salão de beleza, você pode seguir diferentes conceitos, seja em relação ao estilo, aos serviços oferecidos, aos clientes que deseja atender, enfim.

Lembre-se que um salão voltado apenas a procedimentos básicos é bem diferente de uma rede que visa, além do tradicional, surpreender os clientes com novidades e tendências.

Conhecer e fidelizar seu público

Entender o perfil, os gostos e necessidades dos clientes é essencial em qualquer empreendimento. Sendo assim, antes de saber se vale a pena abrir um salão de beleza, tenha em mente que o estudo do público é algo que não deve ficar de fora do seu escopo.

Contratar bons profissionais

Todo salão deve contar com bons profissionais para a realização dos serviços. Apenas com um bom atendimento e excelência no procedimento é possível fidelizar clientes.

Então, escolha sempre especialistas para fazer parte da sua equipe. Além disso, ofereça treinamentos, foque em comissões e premiações para mantê-los motivados, enfim.

Automatizar processos

Por último, a dica de ouro é automatizar processos para garantir o sucesso de seu futuro salão de beleza. Muitos empreendedores não sabem que é possível instalar sistemas, softwares e aplicativos que facilitam diversas demandas.

Um app de agendamento online é um grande exemplo. Essa é uma das tarefas que pode ser realizada de modo automatizado. A Belasis, por exemplo, tem uma plataforma totalmente interativa para agendar, gerenciar e fidelizar mais clientes.

Em conclusão, abrir um salão de beleza vale muito a pena desde que você faça um bom planejamento preliminar. Siga nossas dicas, deixe um comentário e compartilhe o conteúdo. Até mais.

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