Como fidelizar clientes em salão de beleza: 7 dicas infalíveis!

Quais são as melhores maneiras de fidelizar clientes em salão de beleza? Você sabia que a retenção é fundamental para o sucesso do seu negócio? Pois é.

Quando se trata da área da beleza, a competitividade é enorme. Uma pessoa pode frequentar seu salão neste mês, mas no seguinte encontrar uma proposta mais atrativa na concorrência. Pode ter certeza que não será nenhum empecilho para ela. Significa que seu rival está investindo em boas estratégias.

Por isso, você não pode deixar seu salão estagnado. É preciso planejar melhor as ações para atender, encantar, garantir o retorno dos consumidores e, melhor que isso, fidelizá-los.

Mas, o que é retenção de clientes?

De acordo com especialistas, retenção de clientes é “a capacidade de sua empresa em manter os clientes ativos, voltando regularmente para usar seus serviços”.

Ou seja, propor ações para que continuem frequentando seu salão de beleza e se tornem grandes parceiros da sua marca. Isso vai muito além de um bom atendimento ou qualidade no procedimento.

Um cliente fiel custa menos para a sua empresa, já que você não precisa investir em estratégias de atração. Além disso, divulga a marca para outras pessoas, de forma natural e espontânea. Do mesmo modo, é estimulado a experimentar novos serviços, gastar mais e aumentar a lucratividade do seu negócio.

A fidelização de clientes é tão vantajosa e surpreendente que criamos um conteúdo completo sobre isso!

Mas, para uma boa retenção e a tão sonhada fidelização, é importante se atentar a alguns pontos.

E antes que você cometa erros, vale anotar essas dicas, estudá-las e implementá-las em seu salão de beleza.

Dicas para fidelizar clientes em salão de beleza

Listamos algumas dicas infalíveis que podem ser aplicadas em seu salão de beleza e também em outros estabelecimentos, como barbearias, esmalterias, clínicas, entre outros. Com certeza você vai se surpreender.

Remarque novos atendimentos

Parece uma estratégia simples, mas ainda é esquecida em muitos salões. Remarcar os atendimentos pode ser o início da retenção dos clientes.

Entretanto, tudo começa mesmo com uma experiência inesquecível. Proponha aos consumidores um atendimento impecável, para que fiquem surpresos e encantados. Assim, se sentirão encorajados a reservar uma nova data.

O serviço pode ser oferecido pelos próprios profissionais (cabeleireiros ou manicures, por exemplo) e pelos recepcionistas, que também podem contar com a ajuda de softwares – como aplicativos de agendamento online.

Faça pré-reservas

A pré-reserva também é uma ótima maneira de aumentar a retenção de clientes. A ideia é fazer reservas com antecedência, como em datas sazonais, por exemplo, para garantir um relacionamento de longo prazo.

Diga aos seus clientes em setembro que você estará muito ocupado na época do Natal, por isso é aconselhável que eles reservem todos os seus compromissos até dezembro.

Essa é uma forma de mostrar ao seu cliente que você está zelando por ele e incentiva a pré-reserva. Assim, aumenta a confiança dos consumidores e contribui para a fidelização.

Ouça as necessidades dos clientes

Lembre-se que cada cliente tem uma necessidade. Por isso, eles devem ser tratados como personas, cada qual com suas vontades, desejos e questões. Por mais que você tenha serviços de qualidade, você deve atender as expectativas dos consumidores.

Então, não hesite em abrir espaço para ouvir seus clientes. Faça pesquisas de opinião, peça avaliações e abra seus canais de comunicação. Desse modo, eles se sentirão especiais, mais do que meros números para a empresa.

A primeira impressão é a que fica

As primeiras impressões são essenciais para construir um relacionamento positivo com seu cliente. Independente se a interação for por telefone, site, redes sociais ou cara a cara, o primeiro contato é muito importante para estruturar a relação cliente-negócio.

Para isso, você deve:

  • Montar um site atrativo, intuitivo e responsivo;
  • Manter suas redes sociais sempre atualizadas;
  • Atender o telefone com simpatia;
  • Decorar e manter o espaço sempre limpo;
  • Cuidar do uniforme dos funcionários;
  • Treinar e motivar a boa postura dos colaboradores;
  • Cumprimentar os clientes de forma genuína e amigável.

Implemente um programa de fidelidade

Nada melhor para consolidar a lealdade do consumidor do que um ótimo programa de fidelidade. Todo mundo gosta de receber brindes ou descontos.

Por isso, quando os clientes ganham pontos de fidelidade que levam a descontos ou serviços gratuitos, é provável que eles retornem para que possam usufruir de seu presente/serviço gratuito. Assim, ele também se sentirá mais envolvido com seu negócio.

Por que você precisa de um programa de fidelidade?

Motive a sua equipe de funcionários

Uma equipe feliz contribui para clientes felizes! Ao incentivar uma cultura de trabalho positiva em seu salão, você cria uma atmosfera que é propícia para a fidelização de clientes.

Se você estiver enfrentando algum conflito entre seus funcionários, é importante que resolva esse problema rapidamente. Não deixe que nada afete o ambiente de trabalho.

Certifique-se que sua equipe esteja informada sobre a importância da retenção de clientes e passe para eles todas as estratégias que devem ser praticadas.

Além disso, forneça incentivos para encorajar sua equipe a reter seus clientes e garantir a fidelidade. Existem muitas maneiras de recompensá-los:

  • Bônus
  • Comissão extra
  • Prêmios
  • Serviços ou produtos gratuitos

Ofereça novidades aos clientes

Mostre aos clientes que o seu salão de beleza está sempre conectado a novas tendências. Invista e divulgue novidades que melhorem demandas em sua empresa, como o atendimento ou o agendamento de serviços, por serviços.

Implementar um aplicativo de agendamento online é uma ótima ideia. Assim, eles podem reservar o dia e horário que quiserem diretamente pelo smartphone, de onde estiverem.

Além disso, ele pode se cadastrar para receber lembretes, participar de programas de fidelidade, enfim. São muitas inovações perfeitas para encantá-los.

A dica de ouro é investir no aplicativo Belasis, a solução completa para a sua empresa. São vários recursos, desde o agendamento até demandas de marketing, financeiro, estoque, entre muitos outros.


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Se tiver dúvidas, é só entrar em contato.

Esperamos que tenha gostado de nossas dicas para fidelizar clientes em salão de beleza. Comente e compartilhe essas ideias. Até mais.