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6 erros que você não pode cometer se quer fidelizar seus clientes.

Cuidado com algumas práticas de fidelização de clientes. Suas estratégias podem estar tendo um efeito reverso. Confira! 

Os programas de fidelização são feitos e planejados para melhorar o desempenho das empresas e, com isso, aumentar o seu faturamento e a sua participação no mercado. Porém, se não forem feitas de maneira bem pensadas e estruturadas, pode ser um fracasso e gerar consequências negativas para a marca.

Pensando nisso, separamos algumas dicas sobre o que seu salão de beleza ou barbearia não deve fazer quando for investir em programas de fidelização. Vem com a gente!

Em relação ao cliente 

Geralmente, uma empresa comete dois erros em relação ao cliente em seu planejamento de uma campanha de fidelidade: a identificação e mapeamento dos seus reais clientes  e

querer ter o mesmo cliente para sempre.

É preciso ter em mente que o objetivo dessas ações é fazer a próxima – ou até as 100 próximas – para o mesmo cliente. A intenção é fazer com que o cliente queira voltar, mas poucas vezes, ok? Senão a estratégia pode ficar obsoleta e cansativa.

Além disso, retomando ao primeiro item, não conhecer o perfil da clientela é um erro fatal. Afinal, como o plano de fidelidade vai entregar prêmios interessantes para clientes que não são conhecidos? Pense bem nisso.

Em relação à organização da empresa

Primeira coisa: manter o cadastro dos clientes atualizado é mais do que fundamental. Não adianta ter o melhor programa, se não tem organização e formas de medir se deram certo ou não, ok?

Além disso, a falta de treinamento para equipe de vendas é um caso alarmante para empresas de todos os setores. Os vendedores são quem têm contato direto com os clientes e podem perceber padrões de consumo e vender ainda mais os seus produtos. Por isso, dê treinamentos e ofereça benefícios diferentes para cumprimento das metas dos programas específicos.

Em relação ao programa em funcionamento

É inadmissível um salão de beleza ou uma barbearia não dimensionar perdas e ganhos durante o funcionamento do programa de fidelidade. É dever saber o quanto – ou se – ganha ou – se – perde com essas ações. Às vezes, nem é rentável para a empresa e ela continua insistindo nisso.

Além disso, a escolha do prêmio precisa ser coerente e agradar ao cliente, senão todo o trabalho terá sido em vão.

Ademais, é preciso que muitos clientes participem e garantam sua adesão para garantir a continuidade dele.  Assim, planeje, programe, personalize e pense no seu público se quer ter uma campanha de sucesso.

Programas de fidelidade com baixa adesão não conseguir oferecer vantagens para os clientes, nem para a empresa. Sem clientes cadastrados, não há prêmios interessantes e lucro para a empresa.

Portanto, o grande segredo para um programa de fidelização de sucesso é planejamento!

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