Cuidado com algumas práticas de fidelização de clientes. Suas estratégias podem estar tendo um efeito reverso. Confira! 

Os programas de fidelização são feitos e planejados para melhorar o desempenho das empresas e, com isso, aumentar o seu faturamento e a sua participação no mercado. Porém, se não forem feitas de maneira bem pensadas e estruturadas, pode ser um fracasso e gerar consequências negativas para a marca.

Pensando nisso, separamos algumas dicas sobre o que seu salão de beleza ou barbearia não deve fazer quando for investir em programas de fidelização. Vem com a gente!

Em relação ao cliente 

Geralmente, uma empresa comete dois erros em relação ao cliente em seu planejamento de uma campanha de fidelidade: a identificação e mapeamento dos seus reais clientes  e

querer ter o mesmo cliente para sempre.

É preciso ter em mente que o objetivo dessas ações é fazer a próxima – ou até as 100 próximas – para o mesmo cliente. A intenção é fazer com que o cliente queira voltar, mas poucas vezes, ok? Senão a estratégia pode ficar obsoleta e cansativa.

Além disso, retomando ao primeiro item, não conhecer o perfil da clientela é um erro fatal. Afinal, como o plano de fidelidade vai entregar prêmios interessantes para clientes que não são conhecidos? Pense bem nisso.

Em relação à organização da empresa

Primeira coisa: manter o cadastro dos clientes atualizado é mais do que fundamental. Não adianta ter o melhor programa, se não tem organização e formas de medir se deram certo ou não, ok?

Além disso, a falta de treinamento para equipe de vendas é um caso alarmante para empresas de todos os setores. Os vendedores são quem têm contato direto com os clientes e podem perceber padrões de consumo e vender ainda mais os seus produtos. Por isso, dê treinamentos e ofereça benefícios diferentes para cumprimento das metas dos programas específicos.

Em relação ao programa em funcionamento

É inadmissível um salão de beleza ou uma barbearia não dimensionar perdas e ganhos durante o funcionamento do programa de fidelidade. É dever saber o quanto – ou se – ganha ou – se – perde com essas ações. Às vezes, nem é rentável para a empresa e ela continua insistindo nisso.

Além disso, a escolha do prêmio precisa ser coerente e agradar ao cliente, senão todo o trabalho terá sido em vão.

Ademais, é preciso que muitos clientes participem e garantam sua adesão para garantir a continuidade dele.  Assim, planeje, programe, personalize e pense no seu público se quer ter uma campanha de sucesso.

Programas de fidelidade com baixa adesão não conseguir oferecer vantagens para os clientes, nem para a empresa. Sem clientes cadastrados, não há prêmios interessantes e lucro para a empresa.

Portanto, o grande segredo para um programa de fidelização de sucesso é planejamento!

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