Maximize seus lucros com o controle de estoque do seu salão de beleza

O controle de estoque é parte importante da lucratividade de um salão ou qualquer negócio da área da beleza. Utilize as ferramentas certas para garantir que tudo esteja dentro do planejado

Já passou pela situação de entrar no estoque do seu salão de beleza para encontrar algo, e só depois  perceber que ficou sem um determinado produto? Esse momento, pode ser totalmente frustrante para você e para o cliente insatisfeito. Eles visitaram seu salão para receber um tratamento específico com um produto específico e você ficou sem ele?

Coisas como essas podem prejudicar uma reputação que você levou anos para conquistar. Isso também é um sinal de que seu controle de estoque merece um pouco mais de atenção. Lembre-se de que o controle de estoque é parte importante da lucratividade de um salão ou qualquer negócio da área da beleza.

A importância do controle

Manter o controle de estoque do seu salão de beleza garantirá que você tenha tudo à mão para atender seus clientes. Também contribui para o aumento nas vendas de produtos no seu salão. E gerenciar seu inventário com um software de gerenciamento de salão de beleza pode multiplicar sua receita significativamente. É tudo uma questão de equilíbrio. 

Embora você nunca queira ficar sem um produto, nem deseje comprar muitos produtos que ficarão ociosos na prateleira e pegarão poeira, saber o que você precisa e quanto precisa são os dois números que você precisa acertar. Algumas pesquisas indicam que não realizar a gestão de estoque no salão é uma das principais causas de eles fecharem as portas. 

Ter um sistema que ajude a controlar o estoque do salão corretamente, mostrando os níveis de estoque, por exemplo, pode melhorar a experiência do cliente. Além disso, equilibra os lucros, oferece a oportunidade de vender mais produtos e elimina as chances de desperdício de capital. O software de gerenciamento de salão de beleza fornece uma imagem clara de quais itens de estoque estão chegando e o que está saindo.

Aqui estão algumas dicas que ajudarão você a gerenciar seu estoque e inventário com eficiência:

Encomenda de produtos

Ao encomendar produtos de varejo, a maioria dos proprietários de salões de beleza fica confusa. Eles não têm muita certeza de qual produto solicitar e em que quantidade. Encomendar as quantidades apropriadas não é um jogo de adivinhação, mas deve ser jogado com inteligência. Se você ver, através do sistema de gerenciamento de salões de beleza um produto em particular, que esteja com um grande fluxo de venda, pode ficar tentado a pedir demais nas próximas compras. No entanto, essa abordagem tem suas próprias desvantagens. 

A maioria dos produtos de beleza tem prazo de validade limitado. A coleta de muitos produtos pode resultar na desatualização antes que você tenha a chance de usá-los. Portanto, em vez de pedir demais, basta usar o sistema de gestão de estoque de salão para notificá-lo quando você precisar reabastecer determinados produtos. 

Você também deve acompanhar a quantidade de produto usado. O recurso de consumo automático de produtos da Belasis torna isso possível. Como não é possível visualizar a quantidade restante de cada produto, use o sistema para saber a quantidade de cada produto usado para cada serviço.

Tudo o que você precisa fazer é nomear o produto e listar a quantidade consumida. Ou seja, a entrada da quantidade deve ser tal que, se um produto puder ser usado para 10 serviços, o valor a ser preenchido na quantidade seja 1/10. 

Depois de fazer isso, é só ativar o consumo automático do produto no sistema. À medida que o consumo do produto aumenta, você receberá uma notificação para estocar esse produto. Fazer isso reduzirá as perdas e aumentará os lucros.

Atribua uma pessoa para conferir o estoque regularmente

Identificar uma pessoa para gerenciar seu inventário é crucial para os seus negócios. A melhor prática seria nomear uma pessoa específica para ficar responsável em acompanhar o estoque. Ela será capaz de acompanhar e otimizar seu estoque com cuidado. Esse profissional deve entender o que você tem em estoque para itens de varejo e para atender às necessidades dos clientes e funcionários do salão, sem que ele se esgote ou usar muito do orçamento do salão.

gerencie seu negócio onde estiver. agendamentos, financeiro, comissões, website

Fique atento aos relatórios de estoque

Além de gerenciar o estoque, deve ser função desse profissional também ficar de olho nos relatórios de estoque. Ele deve verificar regularmente os relatórios automatizados para verificar se há alguma alteração no padrão na forma como os produtos estão saindo. Um dos principais benefícios do sistema para controle de estoque em um salão de beleza é que ele cria relatórios de estoque automaticamente para você. 

Como não possui papel, você não precisa se preocupar em rastrear manualmente o consumo do produto. Com apenas alguns cliques, você pode gerar relatórios que informam qual produto está vendendo bem, quais precisam ser substituídos em breve e quais você deve parar de comprar por enquanto.

Faça uma auto-auditoria no seu estoque

Embora seja seguro confiar no seu sistema de gestão de estoque para de salão de beleza, ainda recomendamos realizar verificações físicas. De vez em quando, verifique você mesmo o estoque.

A maioria dos produtos de beleza são caros. Certamente você não gostaria que caíssem nas mãos erradas. Ao verificar o estoque, tenha pelo menos dois funcionários com você para que você saiba que não errou na contagem. 

Salões com um alto nível de vendas devem realizar essa atividade mensalmente, enquanto salões com vendas moderadas podem fazê-lo trimestralmente. Ao fazer isso, você pode garantir que as quantidades registradas no software estejam corretas; nenhum furto ocorreu e também o ajudará a monitorar a perda de estoque.

Reduza a perda de estoque

Esse é um assunto sério. Isso significa que você não pode mais lucrar com determinados produtos. A perda de estoque pode ser atribuída a vários fatores, como danos, vencimento de produtos, roubo ou fraude. Seja qual for o motivo, faça uma anotação no seu sistema de gestão do salão para poder verificar a diferença mais tarde.

A perda de estoque em um salão de beleza pode ser eliminado por pedidos em excesso, verificando o estoque toda vez que uma remessa chega e usando o produto antes de acabar. Isso se aplica a produtos como tintura de cabelo e esmaltes. 

Para minimizar o desperdício de produtos em seu salão, também é importante treinar bem seus funcionários. Ou seja, todo mês, após a realização de uma auditoria, o sistema de estoque de salão de beleza deve conter relatórios que deem uma boa ideia sobre os níveis de uso (quanto produto foi usado e para qual serviço).

A Belasis é um sistema completo de gestão para os negócios na área de beleza e possui um recurso de controle de estoque que vai ajudar você a gerenciar o estoque automaticamente. É muito mais fácil do que fazê-lo manualmente.

Ter um sistema para controlar e gerenciar o estoque de salões de beleza é essencial para maximizar a lucratividade. Por fim, vale ressaltar que é importante que os salões acompanhem as últimas tendências de vendas e movimentos de produtos para garantir que a quantidade certa de estoque seja solicitada.

Se você deseja obter mais benefícios do Sistema Belasis, pode experimentar grátis clicando aqui

Aliás, beja esses links úteis para auxiliar na gestão do seu salão de beleza

Visite nossa página de Materiais Grátis clicando aqui

Planilha grátis para controle e cadastro de clientes

Planilha para controle e gestão de fluxo de caixa no salão de beleza

Outras publicações relacionadas a gestão de salão de beleza e barbearia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *