Modelos de receita para aumentar a margem de lucro do salão de beleza

Nosso mundo está mudando. E você está pronto para adaptar o seu modelo de negócios a este novo mundo aumentar a margem de lucro do salão de beleza ?

As empresas tradicionais ficam atrasadas mais rapidamente do que nunca. Os táxis estão sendo substituídos pelo Uber. Os cinemas estão sendo substituídos pela Netflix. As lojas de varejo estão sendo substituídas pelas lojas online.

Graças a Deus o modelo de receita do salão continuará o mesmo. Ou será que não?

O que todas as novas interrupções do setor têm em comum é que elas vêm com um novo modelo de receita que substitui o tradicional. E tenho certeza que você já começou a ver novos modelos de receita surgindo também na área da beleza.

Para preparar seu negócio para o futuro, é mais importante do que nunca entender o modelo de receita do seu salão. Somente você poderá identificar as novas maneiras de mudar as operações do seu negócio para melhorar seus resultados.

É por isso que neste artigo vamos mostrar detalhes do modelo de receita do salão de beleza hoje. Como é hoje o salão de beleza médio e o que pode mudar no futuro. 

O salão de beleza será utilizado como exemplo, mas o mesmo se aplica para barbearias, spas, clínicas e afins.

Vamos começar com algumas noções básicas.

O que é um modelo de receita de salão de beleza?

Um modelo de receita de salão é uma estrutura de como ele vai gerar receita. Esse documento (sim, é um documento e muito importante!!)  inclui as diferentes fontes de receita que um salão possui, por exemplo:

  • serviços e vendas no varejo
  • qual o valor que o salão oferece (por exemplo, serviço de coloração)
  • como eles pagam esse valor (o preço do serviço de cores)
  • quem paga no final (o cliente do salão de beleza). 

Essa é uma parte essencial do modelo de negócios do salão de de beleza. Entender o seu modelo de receita é essencial para que você seja bem-sucedido com o seu negócio e, em última análise, prepare-o para o futuro.

Como os salões de beleza ganham dinheiro?

O fluxo de renda primária dos salões de beleza é a receita de serviços. Para um salão de beleza médio no Brasil, isso representa cerca de 92% da renda gerada. Além disso, uma pequena parcela da receita é gerada pelas vendas no varejo (8%), como revenda de produtos.

Esta é a imagem média. Quando você olha para os salões mais bem-sucedidos, eles costumam ter uma participação maior nas vendas no varejo entre 14 e 18%, pois descobriram que essa é uma adição lucrativa à oferta principal de serviços.

No entanto, o modelo de receita do salão permanece semelhante à maioria dos salões de beleza, barbearias e afins.

Quanto mais fluxos de renda no salão, melhor

Se você parar de oferecer o modelo tradicional de receita descrito acima, limitará o potencial do seu salão. Se for bem feito, você pode ganhar um bom dinheiro com a receita dos serviços e com a venda no varejo, mas por que parar por aí?

Em geral, quanto mais fluxos de renda você puder adicionar ao seu negócio, melhor. Ter diferentes tipos de renda, gerados pela criação de valor de maneiras diferentes e para diferentes consumidores, não apenas irá melhorar a renda do seu salão. Isso também limitará o seu risco comercial. Se uma fonte de receita é lenta, outra pode compensar. E assim por diante..

Mas o que pode ser uma nova fonte de renda para aumentar a margem de lucro do seu salão de beleza? Vamos aprender como isso é feito em outros setores.

6 modelos de receita para aumentar a margem de lucro do seu salão de beleza que você deve explorar

Existem muitos tipos de modelos de receita e fluxos de renda que são adotados com frequência em outros setores. Nem todos são relevantes para negócios da área da beleza, mas resumimos os mais aplicáveis ​​abaixo.

Modelo de receita de salão de beleza por taxa de serviço

O primeiro modelo é um modelo com o qual você, como proprietário de um salão de beleza, deve estar mais familiarizado, pois é o local em que a empresa cobra pelo serviço prestado. Que é a base do modelo tradicional de receita de salões.

No entanto, você já sabe que um modelo de receita consiste em mais do que apenas o valor que você cria, mas também para quem você vai fornecer o valor. Portanto, você não deve descontar isso, pois não é uma maneira de inovar com seu modelo de receita. Você deve se perguntar se é possível prestar um serviço a outra pessoa que não seja seu cliente tradicional do salão. Bom, isso pode abrir novas opções de fluxo de renda para você.

Por exemplo, digamos que você administra uma empresa de cabeleireiro. Você pode prestar um serviço a outros cabeleireiros, por exemplo, fornecendo cursos e workshops sobre os assuntos que você domina. 

Modelo de Assinatura de Salão

É quando você cobra uma taxa predeterminada por um período contratado, e não por serviço realizado. Este é um modelo usado pelos jornais e pelas operadoras de celular. Mas esse método também pode ser utilizado para salões de beleza. 

Um exemplo é a norte americana  Rouge Make Up Salon. Eles oferecem aos seus clientes um serviço de assinatura de US$250/mês, o que permite que os clientes possam entrar a qualquer momento para um serviço de maquiagem ou depilação.

Os modelos que oferecem renda recorrente como essa são bons, pois garantem uma renda estável, mesmo em períodos normalmente com menos movimento no salão tradicional, baseado em transações. 

O modelo de receita de publicidade do salão de beleza

Marcas e fabricantes estão cada vez mais procurando especialistas que possam dar mais credibilidade para suas marcas. Eles também procuram os locais físicos certos para promover experiências valiosas. Como proprietário de um salão, você pode oferecer os dois. Se você também tem uma boa presença online, pode “vender” espaço publicitário nesses canais, se você ou seu salão tiver um forte número de seguidores nas mídias sociais. 

O modelo de receita de produção

O modelo de produção é um modelo antigo que existe há séculos. É quando uma empresa cria valor e vende os produtos finais.

O modelo já é comumente adotado por salões que conseguiram construir uma marca conhecida para lançar posteriormente sua própria linha de produtos, por exemplo. Isso foi considerado um modelo de receita de maior risco no passado, pois era necessário investir em pesquisa e desenvolvimento para criar sua própria linha de produtos. Hoje isso é muito mais fácil, com muitos fabricantes terceirizados disponíveis para oferecer produtos prontos. Ou seja, mais salões de beleza estão entrando nesse espaço. 

Seguir um modelo de produção não significa necessariamente lançar produtos físicos. Você também pode lançar produtos digitais – como treinamentos online ou eBooks. As possibilidades são infinitas.  

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O modelo de receita de marcação de salão

O modelo de marcação é quando você compra produtos de um fabricante, adiciona seu preço a eles e os vende ao consumidor. Além disso, este é um modelo com o qual você provavelmente está familiarizado e provavelmente algo que você já está fazendo no seu salão de beleza.

E possivelmente ainda há espaço para criar mais valor para o seu salão aqui. Você pode optar por vender outras marcas complementares ao que você já possui ou começar a vender as marcas em um novo canal. 

O modelo de receita de comércio eletrônico do salão de beleza

O canal que mais cresce no momento é o chamado market place, ou, vendas online. Você pode ver isso como uma ameaça que tira suas vendas de varejo. Ou você vê isso como uma oportunidade para você expandir seu salão.

O modelo de receita de market place abrange todos os outros modelos de receita e pode contribuir para aumentar a margem de lucro do seu salão de beleza. Você provavelmente está pensando em usar a venda online com o modelo de marcação e vender mais marcas na internet. Mas há muito mais que você pode fazer. Com o software de salão certo, você pode, por exemplo, também vender seus serviços online e ainda permitir que seus próprios clientes agendem seus horários.

Mudando de produtos de salão para serviço completo e experiência do cliente

Agora, mostramos uma longa lista de modelos de receita adicionais relevantes para o seu salão. Além disso, você também pode rever os serviços que oferece no seu salão. 

Enquanto olhamos para o futuro, não basta mais oferecer apenas um corte de cabelo ou uma pedicure. Esses serviços estão cada vez mais sendo vistos como uma mercadoria e, se você seguir esse caminho, entrará em um lugar onde tudo o que importa é preço.

Você precisa deixar de vender uma mercadoria para oferecer um serviço completo que ofereça o valor final que seus clientes desejam. Além disso, você deve procurar a experiência completa do cliente que o seu salão oferece. Desde a primeira experiência de permitir que seu cliente faça seu próprio agendamento online até a experiência durante o atendimento.

Isso vai além do serviço que você oferece no ambiente do salão, bem como das ofertas complementares que aumentam o valor do seu atendimento. O seu salão poderia ser combinado com um bar de vinhos? Ou você pode oferecer lanches, experiência de meditação ou outros serviços aos seus clientes como parte da visita.

Quando você começa a ver o que oferece a seus clientes como uma experiência completa, em comparação a cabelos mais curtos, está abrindo mais uma avenida de novos fluxos de renda em potencial. 

Como posso praticamente usar isso para expandir meus negócios de salão de beleza?

Ficamos felizes em ver que você investiu tempo para ler este artigo completo. Espero que agora você se sinta equipado com a teoria por trás dos modelos de receita que podem aumentar a margem de lucro do seu salão de beleza e que os exemplos de outros setores já tenham gerado algumas ideias sobre como encontrar um novo fluxo de receita para expandir seus negócios.

Já está claro que o modelo tradicional de receita para aumentar a margem de lucro de salões de beleza está prestes a mudar. Eles questionam se você está pronto para tirar proveito das novas oportunidades que o acompanham. 

Vamos transformar essa teoria em prática.

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