O que deve ter no perfil do seu salão de beleza no Instagram?

Quando você promove seu negócio online, o uso de mídias sociais é quase como uma obrigação. Mas isso não significa que é necessário estar ativo em todas as plataformas disponíveis. Dependendo do setor, os clientes atuais e potenciais podem estar gastando mais tempo em algumas plataformas do que em outras.

Se você se encaixa no ramo da beleza, seja salão de beleza, barbearia ou esmalteria, onde as fotos são “a cereja do bolo” é bem provável que seu público esteja mais ativo em termos de interação no Instagram do que em qualquer outra plataforma do tipo.

Ao contrário do Facebook ou Twitter, o Instagram se concentra em fotos. Outro bônus para os que trabalham com beleza em geral. O Instagram tem o maior engajamento de qualquer plataforma de mídia social, que pode se traduzir em clientes reais.

Sugestões de como fixar sua presença no Instagram

Precisa de algumas ideias sobre como aumentar seu engajamento no Instagram? Aqui estão algumas dicas:

1 – Preencha sua descrição de perfil

Pense neste espaço como um cartão de visita. É visível para o público e posicionado no topo da página, por isso é praticamente a primeira coisa que os diversos usuários veem quando vão verificar o seu perfil. Preencha com informações como sua localização, informações de contato, site, especialidades ou nome da empresa. 

2 – Use o perfil “negócios” para seu salão de beleza no Instagram

Converter sua conta regular em uma conta comercial permitirá que você use vários recursos personalizados para monitorar e aumentar sua presença na rede social. 

Primeiro, usar um perfil de negócios no Instagram categorizará sua empresa como um salão de beleza. Essa categorização aparecerá entre o nome do seu negócio e a descrição do perfil. 

Em segundo lugar, essa conversão criará uma barra de chamada de ação. É possível escolher entre várias opções como chamada, rotas para o seu salão e link para agendamento, por exemplo. 

Por fim, um perfil empresarial fornece dados sobre suas postagens, como impressões, alcance e engajamento. Essas informações também podem identificar quando seus seguidores estão em maior atividade, o que ajudará a determinar quando deve postar seu conteúdo, etc.  

3 – Construa sua marca com suas postagens

Considere o design do perfil do salão e a história que você gostaria de contar. Faça as suas imagens reconhecíveis como sendo suas, assim, quando uma delas aparecer nos feeds de notícias do Instagram dos seguidores do seu salão de beleza, eles saberão imediatamente de quem é.

Uma boa maneira de fazer isso é usar o mesmo filtro em todas as publicações. Além disso, lembre sempre de manter sua conta profissional. Se quiser postar fotos pessoais, crie uma conta pessoal separada.

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4 – Postar conteúdo de alta qualidade

Use fotos de alta qualidade com boa iluminação e ângulos atraentes. Tire mais de uma foto do mesmo assunto de ângulos diferentes, em vez de assumir que o primeiro click será o seu melhor. 

Em vez de tirar fotos de seus clientes enquanto eles estão sentados na cadeira, designe uma área para que possam brincar com poses e caras e bocas. O espaço deve ter um fundo livre de desordem, por isso seria interessante colocar uma espécie de banner com a sua logomarca na parede em um canto especial. 

Você pode também capturar a ação de seus funcionários. As pessoas adoram ver os bastidores do trabalho alheio. Publique fotos ou vídeos das suas ferramentas mais confiáveis, como por exemplo, um tratamento novo que sua equipe está realizando. É uma ótima maneira de mostrar às pessoas o que torna seu estabelecimento especial.

Tente manter uma aparência consistente com suas imagens e pense em como suas postagens ficarão quando elas forem reunidas no seu perfil. Finalmente, poste com frequência, mas não constantemente, apontando para cerca de cinco posts por semana. 

5 – Interaja com os clientes no Instagram do seu salão de beleza

 Interagir com aqueles que curtem e comentam suas postagens e se envolver com as postagens de outras pessoas é uma ótima maneira de aumentar o número de seguidores. Tenha tempo suficiente para percorrer o seu feed do Instagram para curtir e comentar nos posts dos outros. 

Se você começar a comentar nas fotos de alguém, há uma boa chance de ele ver seu perfil e começar a interagir com suas postagens também. Sempre comente de volta para aqueles que comentam nas suas fotos. Lembre-se de que quanto mais engajamento uma postagem tiver, maior a probabilidade de aparecer nos feeds de outras pessoas. 

6 – Tag e hashtag 

O uso de tags e hashtags fará com que suas fotos apareçam mais prontamente nos feeds de notícias do seu mercado. Por exemplo, você pode marcar as contas dos produtos que você usa. Por sua vez, a empresa do produto pode repassar ou comentar sua foto, o que aumentará seu envolvimento. 

Além disso, marque as contas do Instagram especializadas em salões e republique sua foto. Com a permissão dos seus clientes, marque-os nas suas fotos também. Usar hashtags fará com que suas fotos apareçam quando o mercado pesquisar essa hashtag. 

A utilização de hashtags de localização pode ajudar a publicação da sua mensagem a aparecer para as pessoas que pesquisam essa localização. Além disso, encontre hashtags que são tendências. No entanto, não exagere – usar muitas pode diminuir o engajamento. Por fim, lembre-se de que, se sua conta não for pública, somente as pessoas aceitas como seguidores verão suas postagens. 

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7 – Use anúncios e postagens patrocinadas

Para anunciar seu salão de beleza no Instagram, você precisa de uma conta no Facebook. Isso permitirá que você acesse o serviço de anúncios onde você pode fazer criações com foto, vídeo e história. O programa permitirá que você direcione esses anúncios demograficamente para o seu mercado. Os anúncios aparecerão no feed de notícias do seu público, mas eles não aparecerão no seu perfil. Os anúncios também apresentam um botão de chamada de ação.

8 – Conte a história do seu salão de beleza no Instagram

Capture o lado humano de seu salão, barbearia ou esmalteria e compartilhe o que te inspira e te mantém em movimento. Ele oferece aos seus clientes uma ótima maneira de se conectar com sua missão e aprender mais sobre você. Considere destacar um profissional que trabalha com você a cada semana, mostrando suas inspirações, suas novas tendências ou produtos favoritos.

9 – Exiba seu conhecimento

Inclua vídeos educativos e instruções para dar aos seguidores tutoriais rápidos sobre tudo, desde como fazer uma trança até tendências de cores para o outono ou como usar um novo produto corretamente. Seus seguidores agradecerão pela ajuda. E, claro, não se esqueça de utilizar o Instagram Stories e o Instagram Live – opções divertidas para engajar seus seguidores de uma nova maneira.

10 – Tenha um sistema que otimize seu tempo

Quanto tempo você perde cuidando de situações de gestão do seu negócio? Imagine que esse tempo poderia ser dedicado inteiramente a cuidar da conta do seu salão de beleza no Instagram.

Com um sistema como o da Belasis você otimiza seu tempo de gestão! Afinal, é possível controlar tudo, desde o agendamento (que pode ser feito online pelas próprias clientes), até comandas, painel financeiro e relatórios personalizados. Além, é claro, dos recursos relacionados ao marketing. Assim você gasta menos tempo se preocupando com isso e se dedica à divulgação do seu negócio nas redes sociais.

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