Maneiras mais eficazes de atrair novos clientes para o seu salão de beleza

Sua capacidade de atrair continuamente novos clientes de salão determinará, em última análise, seu sucesso como proprietário de um salão de beleza.

Uma coisa é certa: você precisa de clientes, não é mesmo?

Quanto mais clientes você tiver, mais poderá aumentar os preços cobrados por seus serviços. Simplificando, quanto mais clientes você tiver, mais lucro obterá.

Mas você já sabe disso ..

Caso contrário, você não estaria lendo isso.

Se você está procurando as melhores maneiras de como atrair novos clientes de salão de beleza, veio ao lugar certo.

Neste artigo, você verá quais as maneiras mais eficazes de como atrair novos clientes para seu salão de beleza agora! Se você implementar essas estratégias, poderá mudar seus negócios para sempre. Os salões de beleza podem ser altamente lucrativos. Mas tudo começa com a compreensão de como atrair efetivamente novos clientes.

Espero que você esteja pronto para isso.

Vamos mergulhar diretamente nas estratégias de aquisição de clientes do salão. 

1. Faça anúncios no Facebook e Instagram para criar clientela no salão de beleza

Os anúncios do Facebook são a maneira mais eficaz de atrair novos clientes para seu salão.

Ponto final. Realmente? ..Você pode pensar.

Eu não estou falando sobre impulsionar uma postagem no Facebook aqui. Quero dizer a implementação adequada de uma estratégia de anúncios do Facebook para um salão de beleza.

Tenho certeza que você já fez algum tipo de marketing no Facebook antes. Mas o marketing do Facebook pode ser inútil se feito incorretamente ou pode gerar atrair clientes como loucos para seu salão de beleza, a um custo muito baixo, se bem feito.

Como proprietário de um salão, você não precisa ser o profissional de marketing perfeito em tudo. Mas investir um pouco de tempo para entender verdadeiramente os anúncios do Facebook pode causar uma mudança de jogo para você. Se nós recomendássemos que você aprendesse uma habilidade fora da sua profissão principal, seria essa. Ou, se você administra um salão maior, aconselhamos que você faça parte de seu orçamento de marketing com uma boa agência para ajudá-lo.

Normalmente, você pode encontrar uma agência para ajudá-lo por cerca de R$1 mil/mês. Se você é um salão menor e não tem esse dinheiro, pode aprender sozinho a fazer bons anúncios no Facebook do seu salão de beleza. Não é difícil, mas exige que você gaste um pouco de tempo para aprender. Acesse o site de negócios do Facebook para saber mais .

Exemplo de anúncio no Facebook para cabeleireiros

2. Conheça o Google com anúncios de pagamento por cliques para atrair novos clientes

O que é mais fácil:

Vender pipoca para alguém andando até um quiosque para comprar pipoca ou vender pipoca para uma pessoa que assiste a um jogo de futebol com amigos?

Ambos são obviamente possíveis. Mas tenho certeza que você concorda comigo que é mais fácil vender pipoca para alguém que quer comprar pipoca.

É como o Google Ads x o Facebook Ads.

Quando você promove seu salão com o Google Ads, coloca seu anúncio na frente das pessoas quando elas procuram salões na sua área. Isso significa que eles já têm a intenção agendar um horário no salão, estão apenas tentando descobrir qual escolher.

Isso é poderoso.

De fato, quando você pesquisa um salão no Google hoje, tudo o que vê antes de rolar a tela são anúncios e o mapa. Você realmente quer ser visível aqui. A imagem abaixo mostra do que estou falando. 

É um pouco mais caro usar o Google Ads, mas também porque funciona melhor. Com o Google Ads, você também se limita ao número de pessoas que procuram salões enquanto no Facebook seu público é infinito. No entanto, se o seu salão estiver em uma cidade de tamanho médio, o número de pessoas que procuram por salões de beleza normalmente não é uma limitação.

O Google Ads também é mais fácil do que o Facebook Ads, por isso é um bom ponto de partida para iniciantes. Você pode saber mais sobre o Google Ads no site do Google aqui .

3. Ative o recurso de agendamento online no seu site

Seu site deve ser como uma recepcionista de salão que funcione  24 horas por dia e 7 dias por semana.

Isso deve fazer com que todos os visitantes se sintam bem-vindos e como se tivessem “pousado” no lugar certo. O seu site deve fornecer a experiência que seu salão representa, garantir que o novo cliente obtenha todas as informações de que precisa para agendar o primeiro horário dele com você. 

Mas muitos sites de salão falham aqui. 

É comum encontrar sites de salão que são como um folheto bonito, descrevendo o salão, mas que não conduzem o visitante para fazer de fato um agendamento online. Ou pior, oferece uma experiência ruim ao usuário e os visitantes saem antes mesmo de terem a chance de conhecê-lo.

É aí que todos os outros esforços promocionais e de marketing do salão se reúnem e o transformam em novos clientes.

Felizmente, não é difícil consertar isso. A Belasis, que é um programa de gestão próprio para salão de beleza, disponibiliza em seus planos a criação de um site de maneira muito simples e prática. 

4. Incentive as recomendações do boca a boca de clientes do seu salão de beleza

Um cliente fiel é o melhor promotor do seu salão. Tenho certeza que você já percebeu isso.

De fato, mesmo salões que não possuem uma estratégia deliberada para adquirir novos clientes geralmente afirmam que o motivo pelo qual eles ainda conseguem construir um salão é por causa do famoso marketing de boca a boca. 

Mas imagine se você criar um sistema que incentive seus clientes fiéis a indicar novos clientes. Honestamente, esta é a melhor maneira de criar sua marca de salão.

Há duas estratégias específicas que eu sugiro que você implemente aqui:

  1. Faça com que seus clientes deixem classificações e críticas online após a visita
  2. Recompense os clientes que trazem novos clientes para o seu salão.

Como obter classificações e análises online para o seu salão ou spa

As avaliações e avaliações do salão de beleza geralmente são postadas na sua página do Google Meu Negócio ou na sua página do Facebook. Boas classificações no Google Meu negócio, por exemplo, garantirão que seu salão seja exibido com avaliações de 4 ou 5 estrelas quando as pessoas procuram salões na sua área. Apenas colocar isso em prática pode mudar completamente o fluxo de novos clientes no seu salão de beleza.

A melhor maneira de obter classificações para o seu salão é simplesmente perguntar ao seu cliente. No entanto, às vezes esquecemos isso e, às vezes, também pode parecer estranho. É por isso que você deve automatizá-lo. 

Se você estiver usando um bom software de salão, isso cuidará dele. Ele enviará uma notificação ao seu cliente após o check-out em seu salão para solicitar que ele o avalie. Isso funciona muito bem, pois eles têm a experiência renovada e estão entusiasmados com as novas unhas ou cabelos.

Como configurar um programa de indicação de clientes para seu salão de beleza 

Um programa de indicação de clientes é uma maneira de incentivar quem já é cliente a s fazer propaganda do seu negócio para outras pessoas. Tenho certeza de que você já está recebendo novos clientes de salão de beleza com base em referências hoje, mas colocar um incentivo para isso pode fazer uma grande diferença. 

Novos clientes que chegam com base em referências também têm maior probabilidade de se tornarem clientes fiéis. Então vale a pena investir um pouco aqui.

Ofereça ao seu cliente uma referência atraente. Não é um desconto de 10% na próxima visita – isso é muito pequeno. Tente fazer algo em que eles sintam que vale realmente a pena o esforço. Lembre-se de que os clientes que fazem referência são mais propensos a se tornar fiéis. E quanto vale um cliente fiel para você?

Se puder, faça a oferta pelos dois lados.

aplicativo personalizado para salao de beleza

5. Defina uma estratégia de influência para atrair novos clientes para o seu salão de beleza 

Goste ou não o marketing de influenciadores é como a maioria dos salões, cabeleireiros e técnicos de unhas “famosos” alcançaram sua posição.

Simplesmente funciona.

As pessoas confiam no que dizem nas mídias sociais. Pode ser o suficiente para que você encontre uma pessoa influente que poste sobre a visita dela para encher sua agenda nas semanas seguintes. 

Mas como você pode conseguir isso?

Ter uma estratégia para o seu salão de como você pode trabalhar com influenciadores deve ser uma prioridade para você. 

Promova seu salão usando micro influenciadores

Micro influenciadores devem ser o seu foco. São pessoas com 30 mil seguidores ou menos em seus canais sociais. Idealmente, com o público na área do seu salão.

De fato, as pessoas ouvem mais os micro influenciadores do que os grandes. Como eles têm um número menor de seguidores, eles também costumam ter um relacionamento mais forte com seu público. E se eles recomendam algo, as pessoas seguem.

Ao mesmo tempo, você pode ter um micro influenciador para postar sobre o seu salão a um custo baixo ou até zero. Apenas tratando-os bem e talvez com alguns bônus gratuitos, você pode pedir para que eles escrevam sobre seu salão.

Portanto, da próxima vez que um novo cliente entrar em seu salão, verifique primeiro o perfil social e, se ele tiver mais de 1.000 seguidores com bom envolvimento (curtidas e comentários), considere fazer algo extra para obtê-lo para postar sobre você.

Parcerias maiores, pagas e com influência para o seu salão 

Você pode ter sorte também com influenciadores maiores. Como micro influenciadores, eles podem escrever sobre você sem receber nada em troca.

Mas é raro hoje em dia.

Os caras com mais de 100 mil seguidores comprometidos sabem o seu valor. Eles sabem que apenas um post deles recomendando seu salão de beleza pode receber uma semana de reservas.

Mas se eles têm muitos seguidores, normalmente vai além da área geográfica do seu salão. Assim, você pode estar prestando atenção nas pessoas que de qualquer maneira não poderiam ir ao seu salão. 

Trabalhar com parcerias pagas maiores pode ser uma boa ideia se você administra uma rede de salões com cobertura nacional ou se está construindo uma marca que vai além do seu salão – isso pode ser com sua própria linha de produtos ou uma loja de comércio eletrônico. Caso contrário, é muito mais interessante trabalhar com os micro influenciadores menores e locais.

Como tornar a colaboração do influenciador eficaz para o seu salão de beleza

Então você tem um influenciador postando sobre o seu salão? Impressionante.

Mas como você transforma esse post em agendamentos no seu salão?

Vamos mostrar alguns passos simples que você pode seguir. Essas etapas assumem que o influenciador usa o Instagram, mas o mesmo princípio se aplicaria a qualquer plataforma.

  1. Certifique-se de que o influenciador esteja vinculando a você, mencionando você ou seu salão na legenda.
  2. Peça que eles façam check-in no seu salão ao postar.
  3. Se você tiver hashtags específicas de salão, veja se elas também estão sendo utilizadas. Mas ter as @menções no seu salão de beleza é a parte mais importante, as hashtags são apenas um bônus.
  4. Na conta do Instagram do seu salão, verifique se você possui uma boa biografia que captura a atenção dos visitantes do seu perfil, mas o mais importante é o link para o site do seu salão. 
  5. Tenha boas postagens em seu perfil no seu salão e verifique se há boas postagens sobre o seu salão no local do check-in.  
  6. As etapas acima ajudarão você a capturar os benefícios da postagem do influenciador, direcionando os visitantes ao seu site. A etapa final é (sem surpresa) garantir que você tenha um site de salão que seja eficaz que possa atrair visitantes e convertê-las em em clientes para seu salão de beleza. 

6. Coloque seu salão nas listas em que possíveis novos clientes procuram salões

Imagine que você acabou de se mudar para uma nova cidade. E você percebe que só precisa fazer uma pedicure. Agora.

O que você faz?

Se você é como a maioria das outras pessoas, puxa o telefone e procura salões de unhas na área.

Na maioria dos casos, essa pesquisa seria feita usando o Google. Mas existem vários outros lugares onde as pessoas procuram salões na sua área.

Você sabe quais são os lugares?

Caso contrário, é melhor você se familiarizar com todas as listagens locais e garantir que seu site seja listado lá para que as pessoas possam encontrá-lo.

Mas vamos examinar os mais comuns com os quais você só precisa se familiarizar:

  1. Google: Sem dúvida, este é o local mais importante onde seu salão precisa aparecer. Eu já lhe disse como você pode aparecer aqui usando os anúncios do Google. No entanto, existem várias maneiras gratuitas de fazer isso também. É por isso que escrevemos um guia completo que mostra como você pode levar seu salão ao topo do Google.
  2. Apple Maps: a maioria das pessoas tem um iPhone hoje e usa a função de mapa para encontrar salões perto deles. Você está aparecendo lá? Caso contrário, faça-o agora. É totalmente gratuito e você pode fazê-lo no site da Apple aqui .
  3. Facebook: Sim, as pessoas procuram salão também no Facebook . Você tem uma página no seu salão onde as pessoas possam encontrá-lo?

7. Certifique-se de que suas redes sociais trazem novos clientes 

A mídia social pode ser sua ferramenta de marketing mais poderosa.

Mas é fácil ficar preso nela. Gastar muito tempo sem obter nenhum valor comercial real. 

Você precisa ser claro sobre como o trabalho que você está colocando em suas mídias sociais resultará em novos clientes. Você precisa de uma estratégia. Ou é provável que você, como muitos outros proprietários de salões, gaste muito tempo enquanto obtém um valor mínimo com isso.

Se você é um salão de beleza maior, pode ser uma boa ideia terceirizar sua mídia social para uma agência, para que você possa se concentrar no seu negócio principal, enquanto captura o enorme valor que a mídia social pode trazer para o seu negócio. Se você não tiver o orçamento para isso, pode aprender sozinho. 

Eu recomendo que você se concentre no Instagram antes de expandir para outros canais como Youtube, Pinterest, Facebook, Snapchat ou um blog. Todos têm mérito, mas o Instagram é o que faz a maioria dos salões obter sucesso rapidamente.

Conclusão

Obter novos clientes no seu salão de beleza é a força vital para seu negócio.

As estratégias listadas neste artigo são as maneiras mais eficazes de obter novos clientes de salão. Algumas são rápidas de implementar e outras requerem um pouco mais de tempo para aprender e seguir adiante. Mas investir seu tempo aprendendo essas é uma jogada inteligente.

Quais das estratégias para obter novos clientes de salão de beleza listadas aqui você já tentou? Você tem outras táticas que estão funcionando bem para você?

Você já conhece os recursos do Aplicativo da Belasis? Se ainda não, então dá uma olhada:

Acessando a página de Recursos, você tem uma visão geral do que oferecemos

Recursos específicos da agenda você encontra aqui.

Quer vender mais? Há uma gama de ferramentas focadas em vendas, listamos elas aqui para você.

Para fazer promoções, divulgar serviços e enviar campanhas, conheça nossos recursos para marketing.

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