Beleza masculina – o melhor investimento é em uma barbearia

É fato, os homens estão buscando cada vez mais cuidados na área da beleza, principalmente se tratando de barba e cabelo. Ou seja, essa é uma oportunidade de investimento: aposte em barbearia.  

Alguns dados da agência Euromonitor, mostram um crescimento de 70% no consumo de produtos de beleza masculina entre os anos de 2012 e 2017. Um número bastante expressivo e significativo, não é mesmo? Por isso, separamos algumas dicas de tendências nesta área. Ah, também trazemos alguns produtos que tiveram um crescimento de vendas, para que seu investimento em uma barbearia seja lucrativo e tenha muito sucesso!

Principais produtos para barba

Shampoo e cremes específicos 

Até pouco tempo atrás, era muito comum que a barba fosse feita com sabonetes ou shampoos de uso diário. Com o aumento de investimentos relacionados à área de barbearia, também começaram a surgir produtos específicos entre eles os shampoos e cremes para barba. Como esses pelos tem uma textura bem diferente e especiais, em relação aos cabelos, esses produtos possuem características distintas para o tratamento e atenção com a barba.

Modeladores

Também conhecidos como cera ou pomada para barba, os modeladores possuem a função de preservar a barba, para que ela fique sempre arrumada e evitar que os fios – que crescem em tamanhos e tempos distintos – fiquem desalinhados. Além disso, alguns modeladores também são hidratantes para as barbas, limitando o frizz e oferecendo maciez aos pelos. Assim, o produto opera como finalizador para modelagem final da barba.

Pente e escova

As barbas, tal como os cabelos, também conquistaram alguns acessórios próprios para pentear, como escovas e pentes. Com cerdas mais suaves e com réguas de modelar integrada, os pentes e as escovas de barba são parte do kit de qualquer homem que quer investir no estilo dos seus fios do rosto.

Balm

O balm para barba – inicialmente chamado de bálsamo – tem a mesma função do modelador. No entanto, sua fórmula é mais leve e sem oleosidade, ideal para quem está com a barba curta. Assim, o produto mantém a barba organizada, hidratada e ainda ajuda no crescimento dos fios.

Óleo

O óleo de barba serve para hidratar a pele e os fios do rosto, fazendo com que a barba possa ser moldada de forma mais fácil e prática. Com o óleo para barba, os pelos perdem o aspecto de fracos e sensível, ficando mais fortes e melhorando o aspecto das barbas mais compridas. As barbas curtas não precisam do óleo, porque já contam com a hidratação da própria pele, mas nada proíbe o seu uso. Além disso, alguns óleos para barba são perfumados, atribuindo aos pelos aromas agradáveis durante o dia.

Suplementos com vitaminas

Os produtos para pele chegam com cada vez suplementação de vitamínicas para auxiliar no crescimento e fortalecimentos dos fios. Surgindo como um diferencial para quem deseja realizar um investimento nesse tipo de mercadoria na barbearia. 

Esfoliantes

Assim como os esfoliantes para a pele, que já são tradicionais, os esfoliantes para barba foram criados com a função de revitalização, permitindo melhorar limpeza, devido a abertura dos poros. E como consequência, usar esse produto deixa a barba mais bonita e rejuvenescida. Entretanto, esteticamente o resultado acaba não sendo tão bonito, isso porque o produto deixa a barba desalinhada, sendo necessário utilizar outros produtos em conjunto, como o condicionador e o balm.

Quais as tendências para esse mercado?

Multibenefícios

A vaidade do homem definitivamente está relacionada à praticidade e à funcionalidade no cuidado do dia a dia. Logo, cresce a tendência de busca por produtos de uso rápido e que demande muito tempo para o seu uso. Com isso, produtos que não precisam cumprir muitas etapas ou processos para chegar o efeito desejado, são mais procurados por homens barbudos e que têm como objetivo, cuidar e manter os fios do rosto.

Agilidade

Outra coisa bem importante, os homens preferem pagar a mais por produtos que oferecem alta qualidade. E por isso, tem forte tendência a consumir produtos que possam oferecer vários benefícios ao mesmo tempo. Um exemplo de produto multibenefício é o óleo de barba, o qual possui função de hidratação dos pelos faciais, mas ao mesmo tempo pode ser utilizado em outras regiões do corpo que são mais ressecadas, como unhas e cotovelos. 

Naturalidade

Os produtos de origem orgânica, que sejam veganos, naturais e livres de crueldade animal estão sendo cada vez mais buscados no mercado, além de serem tendência inclusive, entre o público masculino. 

Barbearia como uma terapia

Para algumas pessoas, ir até a barbearia para aparar e modelar a barba deixou de ser algo puramente estético. Esse começou a ser um momento relaxante, com a chamada barboterapia. Essa tendência é como um spa com cuidados especiais principalmente com o rosto. Desde uma hidratação da barba, aquecimento da face – através de toalhas quentes – para abrir os poros, além disso, oferecem o tradicional corte da barba, finalizando com massagens faciais. Muitos homens se tornam fiéis às barbearias que oferecerem essa prática e já deixam, inclusive, agendados horários semanais ou mensais para aproveitarem a tendência. 

DICA: se você oferecer aos seus clientes a possibilidade de agendamento online, através de um sistema de agenda e gestão, onde eles mesmos escolhem o melhor horário e o profissional que desejam, a probabilidade de reter e fidelizar ele será muito maior.

Estratégias de investimento para barbearia

Para fazer um investimento no mercado de barbearia e cuidados pessoais masculinos, é fundamental estabelecer algumas estratégias que possam tornar seu negócio em algo diferenciado e ao mesmo impulsionar o seu empreendimento. Veja quais são as principais, com base no Sistema de Inteligência Setorial do Sebrae/SC

Conhecimento sobre o público-alvo 

Algumas pesquisas indicam que 85% dos homens se sentem melhor quando passam a cuidar da aparência. Mas, é preciso entender que não existe apenas um tipo e estilo de cuidado. Essa definição varia de acordo com o público que você quer atender. Por isso, é bem importante importante que você conheça o seu público-alvo. Fazer uma pesquisa na região onde deseja abrir a barbearia é uma ótima forma de conhecer o comportamento do consumidor e ter conhecimento sobre preferências dos clientes. 

Informação

O público masculino, geralmente oferece mais resistência quando o assunto é experimentar novos produtos ou serviços. Por isso é essencial que você divulgue o máximo de informações que puder sobre o que vai ofertar na sua barbearia. Procure deixar isso bem claro e de maneira que convidativa para atrair novos clientes.

Marketing digital 

Atualmente, estar no meio digital é quase que uma obrigação para qualquer empresa. Até mesmo porque utilizar o marketing digital, principalmente as redes sociais e o Google, é uma das estratégias que pode fazer com que sua barbearia se destaque das concorrentes. Mas, lembre que o marketing precisa estar acompanhado de boas práticas, para atingir o maior número de usuários. Exemplos disso são: publicações periódicas e conteúdo de interesse para seu público. 

Apps

Investir em aplicativos na área da beleza, seja para realizar vendas online ou marcar agendamento de procedimentos é um grande diferencial que atrai quem busca praticidade no seu dia a dia. Um exemplo de aplicativo para barbearias é o da Belasis, que é integrado a um sistema totalmente online, e que gerencia todos os agendamentos feitos, oferece pontos de fidelidade aos seus clientes, além de gerar relatórios com as principais informações da barbearia e realizar gestão da equipe e estoque e o cadastro de clientes para saber quais são as suas preferências

Para testar gratuitamente o sistema para barbearias da Belasis, é só clicar aqui.

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