O setor de beleza e estética é mesmo promissor. O crescimento histórico da área nos últimos anos aponta que é possível se manter no mercado mesmo diante dos desafios econômicos atuais. O segredo é investir tempo na elaboração de boas práticas e cuidar da gestão de salão de beleza com mais cuidado.
Não adianta trabalhar com bons produtos, ter bons profissionais e um atendimento de primeira, se a parte financeira é desorganizada. A falta de planejamento causa custos extras e desnecessários e pode contribuir com a saúde financeira de um salão de beleza.
Aqui vão algumas sugestões para fazer uma boa gestão financeira do salão de beleza:
Abrir mão de um salário fixo não vai ajudar nas finanças do salão. Uma coisa são os lucros do salão de beleza e outra coisa é o quanto você recebe pelo seu trabalho. Portanto, viver com o que sobra ao final do mês é errado e sinal de que algo não vai bem no seu negócio.
Tendo um salário fixo, ademais pode ser usado em investimentos no próprio negócio ou garantir seu fundo de caixa.
Se o que sobra não é suficiente para garantir seu pró-labore, acenda o sinal de alerta e reavalie gastos e custos dos serviços oferecidos.
Além disso, quando você estabelece e mantém seu próprio salário, começa a diferenciar os gastos pessoais dos gastos com o salão. Assim você não se engana e nem comete erros ao verificar como está a saúde financeira do seu negócio.
De fato, qualquer negócio está sujeito a imprevistos, gastos além do comum ou a um movimento fraco esporádico.
Estar preparado para esses momentos é fundamental. Mensalmente deposite dinheiro em uma conta poupança exclusiva e esqueça que ela existe. Funciona como numa poupança pessoal, mas o valor será usado apenas nos momentos mais críticos economicamente ou para crescer com o negócio.
Os especialistas recomendam economizar 10% do faturamento todo mês.
Manter muitos produtos parados é sinal de dinheiro empacado. Não tê-los, por outro lado, é perder a clientela. Por isso, é fundamental manter um controle do estoque, sabendo quais são mais vendidos e quanto tempo o fornecedor demora para repô-los.
É utopia achar que conseguirá fazer a gestão de gastos e registrar todas as entradas e retiradas de dinheiro num caderninho ou planilha de Excel.
A rotina de um salão ou centro de estética é intensa e muitos detalhes importantes vão ficar de fora. É preciso controlar a forma de pagamento, já que dinheiro, cartão de débito e cartão de crédito trazem rendimentos em períodos diferentes.
Não quer ficar maluco, ter trabalho dobrado ou correr o risco de contabilizar tudo errado? Então invista em um software de gestão de salão de beleza.
Modelos modernos, como a Belasis, também contribuem para manter a agenda organizada e o registro de clientes em dia. Seu foco deve ser no crescimento do negócio e não em fazer registros, contas e conferências em anotações e planilhas.
Lembre-se: tempo é dinheiro!
Não se esqueça de manter guardado o chamado capital de giro. De nada adianta ter um valor para o investimento inicial sem pensar que o retorno financeiro pode demorar um pouco para chegar.
Você vai precisar de verba para manter as atividades do salão de beleza pelo menos nos primeiros meses.
Visite nossa página de Materiais Grátis clicando aqui
Planilha grátis para cálculo de ponto de equilíbrio
Planilha para controle e gestão de fluxo de caixa no salão de beleza
Quer entender mais sobre a Legislação do salão e profissional parceiro? Preparamos um e-Book
Saiba mais sobre os Aplicativos para salão de beleza