salao de beleza investido pouco

Montar um negócio próprio faz parte dos sonhos de muitos brasileiros, e uma boa opção é investir em um negócio relacionado à beleza, como um Salão de Beleza ou uma Barbearia. Mas você sabe o que precisa para começar? Que tipo de investimento você terá que fazer? Como começar um Salão de beleza investindo pouco?

Se você quer abrir um Salão, mas não tem muito dinheiro para começar, saiba que isso não é um problema. Nesse post falaremos sobre tudo que você deve ter em mente para abrir um Salão de Beleza (com pouco dinheiro). Fique com a gente e saiba mais sobre as melhores opções para iniciar seu empreendimento na área da beleza!

Investir em Salão de Beleza vale a pena?

Segundo dados da Forbes, o Brasil é o 4º maior mercado de beleza do mundo, tendo o faturamento de 30 bilhões de dólares em 2018, e com a previsão de crescimento de 20,6% até 2023. Podemos ver que é uma opção rentável para seu negócio próprio. E você, claro, precisa ter informações sobre como abrir um salão de beleza investindo pouco. Por isso nós montamos um passo a passo para te ajudar.

Antes de começar:

Que abrir um salão de beleza é uma boa ideia você já sabe. Porém, como todo negócio, precisamos ter algumas coisas em mente, como a necessidade de um planejamento para o inicio das atividades. É muito importante saber como manter tudo em ordem, e pensando nisso, criamos conteúdos para te ajudar.

Nesse planejamento, além dos itens que iremos explorar hoje, é importante que você pense nas questões legais sobre como abrir um negócio próprio. Você pode saber mais com esse e-book sobre ser MEI.

Como montar um salão de beleza (investindo pouco)

Há alguns passos essenciais para conseguir montar seu salão, gastando pouco mas sem deixar de lado a qualidade do seu atendimento. Aqui está a lista que vamos explorar nesse texto:

Agora que você já sabe sobre o que estamos falando, vamos aprender mais sobre cada um desses tópicos?

Quem atender

Esse é um passo muito importante, especialmente para um salão de beleza novo. Definir o público alvo do seu estabelecimento vai ajudar nos outros passos dessa jornada. Isso quer dizer que você precisa saber a quem quer atender para oferecer o serviço que melhor se adequa a esse publico.

Você pode definir esse público por afinidade com o que você gosta de fazer, mas não esqueça de levar em consideração o que as pessoas querem. Você pode ler um pouco mais sobre público alvo nesse post.

Para acertar nessa definição você pode pensar em como é o cliente ideal para o seu Salão de Beleza, assim ficará mais fácil entender quem faz parte do publico do seu negócio. Por exemplo, se seu cliente ideal prefere agendar pela internet, é importante você ter esse recurso. Seu público alvo é composto por pessoas que tenham afinidade com o seu cliente ideal. Assim ficou mais claro, não é mesmo?

Onde montar o salão de beleza

Essa pode ser uma dúvida que tira seu sono, porém não é tão difícil assim de resolver. Nesse momento é essencial pensar com cuidado, afinal, a localização é muito importante para o negócio ser bem sucedido . O nosso objetivo é montar um salão de beleza investindo pouco, assim podemos considerar espaços menores, (mas nem por isso menos aconchegantes).

Uma boa opção é encontrar um ambiente pequeno, assim você economiza com o número de equipamentos que vai precisar. Uma boa ideia é procurar por um local no seu bairro, assim você pode ocupar um espaço com menos concorrência, além de ter o reconhecimento dos vizinhos.

Outra opção muito interessante é utilizar um espaço na sua própria casa, assim, você economiza o dinheiro do aluguel e pode ser referencia pela vizinhança. Não precisa ser um espaço muito grande: uma sala para os equipamentos e um banheiro já são o suficiente para o inicio das suas atividades.

Definido o local onde abrir o seu salão de beleza com baixo investimento, podemos começar a pensar em como ele vai se parecer quando sair do papel.

Que móveis escolher

Agora seu salão de beleza está começando a tomar forma, assim você pode pensar em que estilo aplicar na decoração e nos equipamentos. Pense no público alvo que você definiu, então comece a decidir o que irá agradar seus clientes. Mas é claro, não esqueça de deixar sua marca pessoal no salão, afinal ele é seu ambiente de trabalho.

Há alguns móveis que são essenciais para a atividade de um salão de beleza. Nós temos esse conteúdo que trata em detalhes o assunto. E claro, sites como o Pinterest são recheados de referencias, portanto são uma ótima fonte de inspiração!

Porém, os itens essenciais para o cabeleireiro são uma cadeira para corte, espelhos e uma mesa de apoio para os equipamentos. Para outras atividades, como manicure e pedicure ou depilação, você precisa de moveis que atendam a essas atividades.

Agora só precisamos pensar no estilo! Seu salão tem mais cara de espaço moderno? Ou será em estilo industrial? A decisão é sua, mas lembre-se de levar em consideração o seu publico alvo.

equipamento para salão de beleza investindo pouco.
Você precisará de espaço para seu material de trabalho

Como divulgar seu Salão de Beleza (investindo pouco também)

Agora seu projeto já está pronto, e você decidiu seu público alvo, o local onde abrir seu negócio, e em qual estilo ele vai ser decorado. Chegou a hora de pensar em como divulgar os seus serviços.

A dica principal é: faça Marketing. O conjunto de ações de divulgação e de percepção que seus clientes vão ter sobre seu salão é chamado de Marketing. Você pode usar muitas estratégias, mas comece com a que te deixa mais à vontade e tenha um bom resultado.

Nós temos muitos conteúdos relacionados a marketing na área da beleza, que você pode conferir aqui.

Você pode pensar em ações de marketing a longo prazo, como um programa de fidelidade. Assim você gasta pouco e tem boa chance que seu cliente retorne. Ou pode investir em promoções sazonais, aproveitando assim, datas comemorativas. O mais importante é sempre apostar na criatividade!

Investir em Gestão

Para manter tudo em ordem é essencial ter uma boa gestão no seu salão de beleza. Mas, você pode encontrar algumas dificuldades durante essa jornada. É por isso que a Belasis existe!

Gerenciar um Salão de Beleza envolve vários aspectos que podem ser verdadeiros ladrões de tempo, se feitos manualmente. Por exemplo, a abertura e fechamento de caixa podem custar um tempo precioso do seu dia, que poderia ser dedicado aos seus clientes.

Pensando nisso, é essencial tornar esses processos mais ágeis, contando com um sistema de gestão para o seu estabelecimento. Isso irá facilitar a execução de tarefas repetitivas, assim como no exemplo anterior, a abertura e fechamento de caixa pode ser feito em alguns minutos usando o sistema Belasis.

Outra vantagem que um Sistema para Salão de Beleza oferece, é poder controlar seu publico alvo e manter o histórico dos seus atendimentos, o que facilita o planejamento de ações de Marketing.

Agendamento Online

Outro ponto a se considerar quando for contratar um sistema de gestão para seu negócio, é saber se esse sistema oferece Agendamento Online. Com esse tipo de agendamento você consegue disponibilizar seus horários, assim seus clientes podem marcar o que for mais conveniente. Você ainda consegue receber antecipadamente.

Qual o valor para montar um salão de beleza investindo pouco?

Chegou a hora de saber qual a média de investimento para abrir um salão de beleza. Tendo em mente tudo que vimos até aqui, podemos pensar em um número, que para um salão pequeno fica em torno dos R$5000,00. É um investimento inicial excelente para um novo negócio.

Claro que depende de você! Se sua disponibilidade para investir for maior, terá, portanto, outras opções, como falamos nesse post aqui.

Hora de por as mãos à obra!

Agora que seu planejamento está pronto e você já decidiu os detalhes a respeito do seu empreendimento, está na hora de montar seu salão de beleza (investindo pouco!).

Separamos alguns links que vão ser úteis para o seu inicio:

  • Esse app para você conhecer nosso sistema: Belasis Fit
  • Essa planilha para te ajudar a calcular o ponto de equilíbrio do seu negócio.
  • Esse e-Book com dicas de como lucrar mais no salão de beleza.

Bora iniciar seus negócio da beleza! Se tiver alguma dúvida, entre contato conosco nesse link, assim vamos te explicar como podemos ajudar seu negócio!

Relacionados

Leave a Comment