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Planejamento estratégico para salão de beleza e barbearia

Para as pessoas que desejam alcançar o sucesso com o seu negócio, existem várias etapas que são de extrema importância para que seja possível atingir esse objetivo.

Independentemente se você está começando agora o seu negócio ou se já atua há um certo tempo nesse segmento, o planejamento estratégico não pode ser ignorado.  

Em qualquer segmento como por exemplo, uma barbearia ou salão de beleza, a criação desse planejamento poderá indicar qual o melhor caminho ou estratégias que poderão ser selecionadas, assim como quais serão os objetivos da empresa a curto, médio e longo prazo.

Ter isso estabelecido auxilia os gestores a terem o conhecimento necessário para o bom andamento das necessidades da empresa, além de conseguir motivar os colaboradores de um modo correto.  

O que você precisa saber sobre planejamento estratégico

Mesmo em uma barbearia ou salão de beleza existem alguns departamentos diferenciados e cada um possui uma função específica para que com a organização necessária, seja possível oferecer serviços com a máxima excelência para os clientes que visitam o estabelecimento.  

Antes mesmo de iniciar a elaboração do planejamento estratégico da sua empresa, é importante que tenha definido alguns pontos que são imprescindíveis para a saúde empresarial, são eles a visão, missão e os valores da empresa.

No primeiro item que é a visão da empresa, deve ser descrito o cenário que a empresa deseja chegar futuramente.

Aqui você pode colocar uma imagem que seja realmente ambiciosa, pois é o que irá auxiliar e motivar a empresa durante os anos e especialmente no início do negócio.

Ter um sonho para a empresa ajuda toda a equipe a ir mais longe.

O próximo ponto é a missão. Basicamente é o que a empresa faz e alguma característica específica, que auxilia a sua atuação no mercado selecionado.

Caso não tenha estabelecido ainda qual a missão da sua empresa, damos um auxílio aqui.

Responda a algumas perguntas simples, como por exemplo:

  •  o que a empresa faz?
  • para quem irá fazer?
  • como deve fazer ?
  • qual é a responsabilidade social da empresa?

Para um salão de beleza por exemplo, uma missão poderia ser:

“Ofertar serviços na área de beleza, para homens e mulheres que desejam manter a sua boa aparência, sempre com alta qualidade no atendimento prezando pela beleza e auto estima do cliente.”

Existem ainda os valores pelos quais a empresa será guiada.

São em cima desses valores que não só a empresa como um todo, mas também cada colaborador, deverá ter em todas as ações do dia a dia, sempre pensando no bem-estar de clientes, colaboradores e todos aqueles que tiverem alguma relação com a empresa.

Alguns dos exemplos de valores podem ser:  comprometimento, dedicação, qualidade,

Utilizando esses conceitos, é possível que fique mais fácil estabelecer um planejamento adequado e conseguir projetar o futuro do seu salão de beleza ou barbearia.

 

Como fazer um planejamento estratégico

Basicamente o que deverá ser feito aqui é dar as funções específicas para cada pessoa.

Assim, é possível  que cada uma faça a sua parte e consiga promover o bom andamento da empresa.

O mais importante a lembrar é que cada ação e cada pessoa deverá visar sempre o maior objetivo da empresa.

Esse objetivo pode ser conseguir mais clientes, e logo aumentar o faturamento, ter uma excelente qualidade no atendimento prestado ou ainda conseguir estabelecer a marca como uma referência no segmento de atuação.

Com o planejamento estratégico para salão de beleza e barbearia o dono ou o principal responsável pelo negócio poderá seguir os pontos listados abaixo, para que seja possível iniciar o seu planejamento:

  • Qual o principal objetivo da empresa;

Utilizando os pontos apresentados acima como a visão, missão e valores, será mais fácil definir qual o objetivo e onde desejam chegar com a empresa.

  • Quem deverá executar;

Todos os colaboradores que estão presentes na sua empresa deverão ter claramente estipuladas, quais são as suas funções e o tempo em que deverá ser feito.

Mas existem algumas atividades que devem ser realizadas de modo estratégico para o atingir o sucesso.

Por isso não deixe de estipular quais são os gestores do negócio e as responsabilidades que eles deverão ter.

  • Quais são as estratégias ou ferramentas que podem ser adotadas;

Pode ser uma estratégia de promoção para divulgar o seu negócio ou ainda para fidelizar a sua clientela.

Mas você sempre deve ter um planejamento para saber onde, quando, como, quem, deverá ser realizada cada uma dessas ações.

  • Qual o prazo estipulado (curto, médio ou longo prazo);

A partir da visão da empresa é possível estipular um período para que aquele objetivo seja atingido.

No caso da visão pode ser um objetivo a longo prazo.

Mas quanto seria longo prazo para você? 2,4,5 anos ou mais?

Então,  não deixe de sempre relembrar quais são os objetivos do seu estabelecimento.

Isso serve para manter renovada a sua motivação, assim como da sua equipe.  

  • Tenha o seu diagnóstico de mercado

Estude o seu mercado de atuação, para conhecer quem são os seus concorrentes diretos e indiretos.

Saber dessas informações pode te ajudar a entender o que deverá fazer para conquistar e fidelizar os clientes para a sua barbearia ou salão de beleza.

Então, caso você não saiba como deve começar a realizar qualquer uma dessas etapas, ou ainda deseja saber como está o diagnóstico da sua empresa nesse momento, você pode acessar o site do programa para salão de beleza e barbearia da Belasis e solicitar gratuitamente o diagnóstico do seu negócio.

Alguns especialistas irão realizar um estudo sobre a empresa e a área de atuação.

Dessa forma, será possível identificar quais são as forças e fraquezas da sua barbearia ou salão de beleza, e auxiliar no crescimento do seu negócio.  

São vários os benefícios do planejamento estratégico para barbearia ou salão de beleza.  E listamos para você os principais deles, confira:

  • Agilidade na tomada de decisões;
  • Facilita o completo conhecimento e entendimento da empresa;
  • Promove a motivação e comprometimento para todos os envolvidos;
  • Melhora o relacionamento entre empresa e clientes;
  • Conhecimento das forças e fraquezas da empresa;
  • Conhecimento dos concorrentes diretos e indiretos

 

Agora que você já conhece, sabe como funciona já pode começar a fazer o seu planejamento estratégico para sua empresa.

E aí, gostou do nosso post?

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