Como ter um salão de beleza de sucesso: aquisição, retenção e conversão

Possuir um empreendimento, independente do ramo, requer muito empenho e determinação. Da concepção da ideia até o momento da execução, é necessário trabalhar para obter o sucesso desejado. Assim acontece em um salão de beleza.

É preciso estar sempre em constante evolução para crescer e manter-se no mercado. Alguns dos principais objetivos nos negócios são aquisição, retenção e conversão de clientes.

Só de ler as três palavras você já sente medo? Acalme-se! Este artigo vai trazer algumas dicas e sugestões de ações para que você consiga novos clientes, retenha os que já possui e converta aqueles que tem interesse, em consumidores.

Com ações práticas, porém direcionadas, em pouco tempo você terá todo o sucesso que sempre almejou em seu salão de beleza. Fique ligado nas ações que podem ser realizadas em seu negócio.

Aquisição

O primeiro passo para ter um salão de beleza de sucesso deve ser o de adquirir novos clientes. Você deve trazer uma clientela que necessite de seus serviços e produtos para que se mantenha em atividade.

Há três passos básicos que, se bem aplicados, podem servir como start para iniciar a aquisição de novos clientes para o seu salão de beleza. Com muita criatividade e foco você deverá:

Investir em sua marca

Para que as pessoas tenham interesse em seu negócio é preciso fazer com que elas conheçam ele. É importante que tenha uma marca concreta e que esteja presente em plataformas que alcancem seu público-alvo, como é o caso das redes sociais.

A presença digital é importante para transmitir credibilidade aos clientes e também para divulgar o que você poderá oferecer como produto e serviço. Além de estar presente em redes sociais como o Facebook e Instagram, é indispensável que tenha um espaço só seu.

Investir em um site próprio é necessário para reunir todas as informações que sejam interessantes aos seus clientes. Além disso, você tem a total garantia de personalização e segurança.

Com um site próprio, você pode anunciar seus produtos da forma que for mais atrativo aos clientes, além de oferecer promoções, mudar layouts, enfim, é possível usar toda a sua criatividade.

Criar parcerias

As parcerias são importantes para fortalecer seu negócio, portanto analise seu público-alvo e veja outros lugares muito frequentados por eles. Por exemplo, se percebe que as mulheres que deseja atingir vão muito a academias, tente uma parceria com este estabelecimento.

Porém, não esqueça que a parceria deve ser benéfica para você, para seu parceiro e principalmente para o cliente. Discuta as propostas e escolha a que for mais vantajosa.

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Pedir feedbacks

A melhor forma de crescer e ter sucesso no seu salão de beleza é entender em quais pontos está errando. Portanto, uma dica é que sempre peça feedback aos seus clientes e que de fato analise as recomendações.

Realizar isto em seu negócio demonstra ao cliente a importância que ele tem, além disso, é um grande incentivo para que ele recomende seu serviço a outros possíveis clientes, por perceber seu interesse e dedicação em sempre oferecer o melhor serviço.

Retenção

A partir do momento que começar a obter seus primeiros clientes é necessário realizar ações que irão fidelizá-los e retê-lo em sua carteira de clientes. Além de oferecer um serviço de qualidade, há outras formas de mantê-los satisfeitos.

Ofereça benefícios

Seja com promoções, descontos ou programas de fidelidade. Oferecer benefícios aos clientes mais fiéis é uma forma de agradecimento por confiar em seu trabalho, além de valorizar a sua presença em seu salão de beleza.

Não há como negar também que benefícios são grandes atrativos, por fazer com que o cliente se sinta ainda mais valorizado no ambiente.

Atenda aos pedidos

Já que incentivamos o feedback com os novos clientes, com aqueles que deseja reter é necessário ir além de ouvir. É preciso colocar em prática os pedidos. Desta forma, o cliente percebe que o salão de beleza está realmente disposto a oferecer o melhor serviço para ele.

Conversão

Por fim, para manter um bom fluxo de clientes, é necessário transformar os leads em consumidores reais do seu produto. Assim como nas outras etapas, há uma série de ações que podem ser realizadas e para inspirá-lo vamos listar alguns processos que podem trazer bons resultados.

Faça uma boa gestão de marketing digital

Lembra que nossa primeira dica foi a presença nas plataformas digitais? Pois bem, é necessário também que saiba realizar a gestão de conteúdo para atrair e converter os clientes. 

Não basta apenas ter uma conta, é necessário dar valor a ela produzindo um conteúdo de qualidade e que chame a atenção de seus possíveis clientes. Uma boa forma de facilitar o processo é apostando na automação do marketing.

Há diversas plataformas que podem auxiliá-lo nesta ação, principalmente a da Belasis, dedicada a salões de belezas e barbearias. Com ela, é possível automatizar processos de marketing, tornando seu trabalho mais ágil e eficaz.

Para conhecer o funcionamento da plataforma da Belasis basta clicar aqui e cadastrar-se para testar gratuitamente. 

Ofereça novidades

Um diferencial ao seu negócio é estar atento as novidades do mercado da beleza. Oferecer produtos e serviços que estão em alta será uma forma certeira de converter os leads em clientes.

É importante que tenha uma boa gama de serviços para oferecer aos seus clientes, desta forma, aumenta seu público-alvo e permite que atenda mais pessoas.

Analise seu negócio

Trouxemos algumas dicas neste artigo sobre como adquirir, manter e converter novos clientes, mas é claro que antes de colocar em prática qualquer uma delas é necessário analisar seu negócio.

Cada salão de beleza possui uma proposta diferente e tem uma missão, visão e valores. É imprescindível ter um bom planejamento visando quais resultados deseja alcançar e quais as ações irá realizar.

Não esqueça nunca de ter como base seu público-alvo bem definido, porque trabalhará em cima de suas necessidades, visando sempre oferecer um serviço de qualidade.

Traga sucesso ao seu salão de beleza buscando sempre inovar e criar campanhas e ações que visem o bem-estar de seus clientes. Este é o caminho da vitória.

Separamos ainda, alguns links úteis para auxiliar no sucesso do seu salão de beleza

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