Contabilidade para Esmalteria: entenda a importância e como funciona

A contabilidade para esmalteria é um processo fundamental para o sucesso do seu negócio. Entenda como ela funciona e como fazer aqui!

Toda empresa precisa de uma gestão contábil e com uma esmalteria, isso não seria diferente. Inclusive, a contabilidade para esmalteria pode ser ainda mais necessária, uma vez que administrar muitos atendimentos requer muito cuidado e atenção.

Além disso, algumas esmalterias atuam com prestação de serviços e comércio de produtos, como cosméticos ou café-bar, por exemplo. Assim, o empreendedor precisa entender como funciona a cobrança de impostos para cada tipo de operação.

Então, se você quer entender melhor este tema, continue lendo este artigo com atenção e entenda como funciona uma gestão contábil para esmalteria com uma empresa especializada neste segmento, a Belasis.

Qual a importância da contabilidade para esmalteria?

Atualmente, a contabilidade para esmalteria funciona como uma das melhores ferramentas para gerenciar seu negócio. Por meio dela, você consegue tomar as decisões de maneira correta, seja nos aspectos tributários, financeiros ou trabalhistas.

Mas, se você ainda tem dúvidas se precisa realmente de contabilidade para esmalteria, entenda um pouco mais da importância desse serviço, conhecendo algumas vantagens que ele pode oferecer para seu negócio:

  • Aumenta a credibilidade: ao ter uma empresa muitas transações são realizadas, seja com clientes, fornecedores ou credores, enfim. Com a contabilidade, isso ficará muito mais fácil de gerenciar, mantendo tudo sob controle. 
  • Otimiza suas finanças: a contabilidade para esmalteria permite que sua empresa tenha economia financeira, investindo da maneira mais adequada e ainda reduzindo o valor de impostos.
  • Ganhe mais tempo: um empreendedor já possui muito trabalho administrando seu negócio, atendendo clientes e ainda prestando serviços. Ao terceirizar a gestão contábil para esmalteria, você ganha tempo para focar em outras questões que também são importantes.
  • Tenha mais segurança: quando se trata de administrar uma empresa, muitas complicações jurídicas podem acontecer. Manter um registro em ordem de suas atividades e transações evita muitos problemas.

 

Como abrir uma esmalteria?

O primeiro passo para abrir uma esmalteria é realizar a abertura da empresa, ou seja, a inscrição no CNPJ. Para isso, você precisa adicionar os CNAES corretos, códigos de atividades. Confira os mais usados para este tipo de negócio:

  • 9602-5\01: cabeleireiros, manicure e pedicure;
  • 77.29-2-99: aluguel de objetos pessoais;
  • 72-5-00: comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal;
  • 89-0-01: comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos;
  • 83-1-02: comércio varejista de artigos de relojoaria.

Ainda existem outros códigos para adicionar. Por exemplo, caso seu espaço possua um café, bar ou lanchonete:

  • 5611-2-03: lanchonetes, casa de chá, de sucos e similares.

Vale destacar ser importante adicionar as atividades corretas para evitar problemas fiscais. Além disso, isso se trata somente do primeiro passo para abrir sua esmalteria. Afinal, para que seu negócio seja um sucesso, ainda existem outras etapas, como:

Embora você não precise ser um profissional da área de estética para abrir uma esmalteria, o ideal é que entenda da área ou contrate um profissional para realizar os procedimentos necessários.

 

Quais impostos uma esmalteria precisa pagar?

Para saber que impostos uma esmalteria precisa pagar, é necessário saber qual natureza jurídica ela se encaixa. E qual delas é a melhor para regularizar sua empresa? Esta questão é bastante pessoal e varia conforme o tipo de negócio. 

Contudo, para esclarecer um pouco sobre a natureza jurídica de uma empresa, confira as mais utilizadas para o segmento da estética:

  • Sociedade LTDA: é preciso ter 2 ou mais sócios, além de ser regida por contrato, onde todas as obrigações e direitos são pactuados;
  • Eireli: bastante similar a sociedade Ltda, porém é formada apenas por um sócio, mas exige um capital mínimo de 100x o valor do salário mínimo vigente;
  • Empresário individual: a forma mais escolhida por quem atua sozinha e precisa regularizar sua situação através de um CNPJ;
  • Sociedade unipessoal: se trata de uma mescla entre a Eireli e o Empresário Individual, protege o patrimônio do empresário e não exige um alto capital inicial.

Somente após a escolha da natureza jurídica, é possível saber quais impostos sua esmalteria precisa pagar mensalmente, para estar de acordo com as leis tributárias.

No entanto, existe uma lei que facilita e reduz o pagamento de impostos, a Lei do Salão Parceiro. Conheça mais sobre ela no tópico a seguir.

 

Uma esmalteria se encaixa na Lei do Salão Parceiro?

A Lei no 13.352/2016 é popularmente chamada de Lei do Salão Parceiro porque visa regularizar uma prática bastante comum em salões de beleza e outros negócios da estética, que se trata da contratação de profissionais como autônomos.

Com a lei, tanto o proprietário do espaço assim como o profissional que atuará no local podem trabalhar juntos, sem infringir nenhuma lei trabalhista e ainda contar com redução de tributos legalmente.

Isso acontece porque o empreendedor não vai arcar com custos de 13.º salário ou FGTS, por exemplo. Mas, o parceiro, ao abrir seu MEI, terá acesso a uma série de benefícios como aposentadoria, auxílio maternidade e doença.

Contudo, para que uma esmalteria se encaixe nesta lei, existem regras e pré-requisitos. Ou seja, os profissionais precisam atuar como Mei enquanto o espaço deve se enquadrar em uma das categorias de natureza jurídica aceita e ainda assim lucrativa para o negócio.

Portanto, a melhor maneira de encaixar sua esmalteria é contando com uma empresa especializada no nicho, como a Belasis, que além de oferecer todo o serviço de gestão contábil, enquadra sua empresa corretamente na Lei do Salão Parceiro.

 

Como funciona a contabilidade para esmalteria

A contabilidade para esmalteria atua como uma ferramenta que administra vendas, clientes, fornecedores e colaboradores. Com a Belasis, você faz tudo isso e ainda ganha acesso a relatórios mensais essenciais para analisar o progresso de sua empresa.

Além disso, ao contar com o apoio da Belasis, você ganha ainda mais tempo e praticidade, visto que não precisará realizar a emissão de notas fiscais manualmente, nem elaboração de contratos e toda a rotina burocrática.

Isso porque a Belasis automatiza todos os lançamentos necessários para sua empresa, além de atuar como uma consultoria fiscal, te ajudando a tomar sempre as melhores decisões empresariais. 

Quer saber mais sobre este serviço? Entre em contato com a Belasis e faça um teste grátis!