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Como ganhar clientes na sua esmalteria

Procurando por novos clientes na sua esmalteria?

Precisa de mais movimentação em seu estabelecimento para gerar mais lucros?

Então, vem com a gente!

Aqui vamos mostrar a você algumas dicas para atrair mais clientes, fazer crescer seu empreendimento e alcançar o tão sonhado sucesso.

Essas dicas são totalmente acionáveis e você pode implementar para:

  • Atrair novos negócios
  • Construa sua base de clientes
  • Crescer seu salão

Antes de mais nada, você precisa saber que ter um programa para esmalteria é essencial para ter sucesso seguindo as nossas dicas.

Dessa forma, você vai conseguir fazer gestão de forma rápida e descomplicada, podendo dedicar mais tempo aos clientes.

Parece bom? Aqui vamos nós…

  1. A impressão mais importante é a primeira. Então não deixe sua nova cliente esperando. Não se esqueça de cumprimentá-la e recebê-la em sua esmalteria com cordialidade. Ofereça-lhe uma bebida. Elogie-a em suas roupas, mãos, bolsa, qualquer coisa que você veja e admire. Lembre-a de fazer o agendamento online de sua próxima ida à esmalteria.
  2. Ensine a si mesmo ou a seus funcionários a realmente ouvir as clientes, especialmente se elas tiverem uma reclamação.
  3. Trate cada cliente como se ela fosse uma celebridade.
  4. Mostre às clientes que você se importa com elas como pessoas.
  5. Use bastante contato visual e sorria.
  6. Ensine os clientes sobre algo, por exemplo, uma nova maneira de tratar as unhas quebradiças.
  7. Excelente serviço à cliente é quando você excede as expectativas dela.
  8. Lembre-se de que a grande maioria de suas clientes são mulheres (e homens) profissionais, e você também.
  9. Realizar reuniões semanais de equipe para discutir problemas, novos produtos e técnicas para que os funcionários estejam preparados para dar as clientes o máximo em atendimento.
  10. Seja honesto com seus clientes. Então, não venda produtos e serviços sem expor as reais vantagens e desvantagens.
  11. Peça ao cliente para lhe dar conselhos. As pessoas gostam de discutir coisas com as quais estão familiarizadas.
  12. Dê uma atenção especial aos novos clientes. Ligue para ver como as unhas estão indo, se o esmalte está durando, etc.
  13. Faça uma promoção para clientes antigas que desapareceram. Tente entrar em contato e perguntar por que deixaram de ir à sua esmalteria. Em seguida, incentive-as a dar uma segunda chance ao seu estabelecimento.
  14. Mantenha-se atualizado sobre os acontecimentos atuais. Suas clientes irão desfrutar de uma boa conversa.
  15. Manter as linhas de comunicação abertas é muito importante. Sempre pergunte ao cliente como você está fazendo as unhas, se o comprimento e forma estão bem, essas coisas.
  16. Garantir as unhas da cliente por duas semanas e não cobrar por reparos, o que pode incentivá-las a fazerem serviços regulares. Assim as clientes sentirão como se você estivesse lhes dando algo extra que a esmalteria da rua de baixo pode não estar dando.
  17. Trate suas clientes como parceiras e não simples formas de ganhar dinheiro.
  18. Lembre-se ou revise o histórico de cada cliente antes de sua chegada para um horário.
  19. Mostre uma atitude positiva em todos os momentos. Mesmo que você esteja de mau humor, agir positivamente ajudará a tirá-lo disso.
  20. Compartilhe seu conhecimento com suas clientes. Isso permite que elas saibam que você leva sua esmalteria a sério e elas sentirão que podem confiar em você para cuidar de suas necessidades.
  21. Aprenda a identificar distúrbios nas unhas e encaminhe sua cliente a um especialista para que ela faça um tratamento ou utilize de medicação. Você vai ganhar uma cliente muito grata, com certeza.
  22. Faça o serviço que é melhor para as unhas do sua cliente, não o que é mais fácil para você.
  23. Lembre-se: a cliente está “sempre” certo, mesmo que não esteja. Então peça desculpas a ela caso aconteça algum imprevisto e pergunte o que você pode fazer para corrigir imediatamente uma situação difícil.
  24. Depois de uma cliente ter seu primeiro serviço, prepare uma manicure de cortesia por uma semana depois para verificar as unhas dela e responder a quaisquer perguntas que ela possa ter sobre seus novos aprimoramentos. É também uma maneira de familiarizar a cliente com o sua esmalteria regularmente. Neste momento, reserve seu compromisso de manutenção de duas semanas.
  25. Respeite e aprenda sobre clientes que tenham origens étnicas diversas.
  26. Quanto mais a cliente se sentir “recompensada” pela sua visita à sua esmalteria, maior a probabilidade de ela voltar. Clientes premiadas voltam para outra visita e para comprar itens de varejo, caso você ofereça esse serviço.
  27. Certifique-se de encorajar suas clientes a falar e envolvê-las em várias decisões durante o serviço, a menos que os componentes do serviço sejam completamente compreendidos pela cliente de antemão.
  28. Não seja vítima do sucesso. Certifique-se de oferecer um excelente serviço às clientes, não importando o quão ocupada (ou famosa) seja a sua esmalteria.
  29. Não deixe que uma cliente saia da sua esmalteria com um produto ou serviço que não satisfaça suas expectativas plenamente. 
  30. Seja um cumpridor de necessidades e um solucionador de problemas para seus clientes.
  31. Seja responsivo. Tome uma atitude imediatamente depois de ouvir um problema. Se a unha de sua cliente se romper ou surgir outro problema, tome cuidado imediatamente, mesmo antes de servir uma nova cliente. A nova cliente se verá no lugar da primeira e respeitará o fato de você ter tido tempo de ajudá-la a resolver o impasse.
  32. Se você tratar bem a sua equipe, eles, por sua vez, tratam bem as clientes e, então, as clientes certamente retornarão. Certifique-se de ter clareza sobre o que esperar da sua equipe e ofereça todos os recursos e ferramentas à sua disposição para garantir que eles sejam devidamente treinados sobre os mais recentes produtos e técnicas.
  33. Utilize os lembretes de agendamento online para lembrar as clientes de seus horários reservados com antecedência.
  34. Anote as perguntas que as clientes fazem com frequência e anote as respostas completas para cada pergunta. Esteja preparado se uma cliente perguntar algo sobre um produto ou serviço.
  35. Nunca subestime o valor de ouvir uma cliente e se concentrar no que ela diz, no que não diz, e o que ela não põe em palavras muito bem. Leia nas entrelinhas. 
  36. Toda manicure tem uma cliente indisciplinada. Certifique-se de agir de maneira profissional, empática e útil com essa cliente. 
  37. Vale a pena investir dinheiro em um bom sistema de agendamento online. Dessa forma você criará uma imagem moderna para a sua esmalteria, além de beneficiar tanto você quanto a cliente em termos de agilidade e praticidade quanto a reserva de horários.
  38. Invista em propaganda, marketing digital, manutenção de suas redes sócias, dentre outros meios de divulgação de sua esmalteria.
  39. Certifique-se de que o valor dos seus serviços não seja muito “barato”, criando a imagem de que o trabalho também será de qualidade inferior. Lembre-se de enfatizar o preço e o benefício.
  40. São tempos difíceis? Mesmo assim não pare de divulgar seu estabelecimento. Estudos mostram que as empresas que continuam anunciando durante as recessões aumentam suas vendas.
  41. Estabeleça metas para você mesma. Um bom objetivo específico contribui para que você trabalhe mais em cima da conquista. Por exemplo, obter 30 novos clientes em 60 dias.
  42. Ofereça outros produtos paralelos em sua esmalteria, como esmaltes, cremes para as mãos, esfoliantes para os pés e embrulhe em embalagens personalizadas.
  43. Se a cliente é uma roedora de unhas ou tem outros problemas relacionados a unhas, incentive-a a entrar em um programa de recuperação e mostrar suas fotos de clientes anteriores que seguiram seus conselhos obtendo sucesso.
  44. Veja todas as situações sociais como uma oportunidade para conhecer novos clientes. Não se esqueça de distribuir os cartões de visita e panfletos.
  45. Exiba seu portfólio de unhas ou outros métodos acessíveis a todos as clientes.
  46. Se você deseja promover algum serviço, faça em si mesma e exiba o resultado.
  47. Ofereça uma gama de serviços: acrílicos, envoltórios, géis, manicures e pedicures. Quanto mais serviços você oferece, mais clientes você atrai.
  48. Qualquer coisa que um cliente veja, toque ou sinta moldar sua opinião sobre seu salão para melhor ou para pior.
  49. Envie um boletim informativo mensal ou anual para clientes antigos e atuais. Escreva artigos discutindo novas tendências, técnicas, serviços e produtos.
  50. Invista em oferecer seus serviços para os homens. Eles também gostam de manicure e pedicure.
  51. Envie notas de agradecimento (com um desconto no próximo serviço do cliente) para referências.
  52. Comece um projeto como “clube de fidelidade”. As regras podem ser que a cliente deve fazer um serviço pelo menos uma vez a cada dois meses. Quando ela pagar por cinco serviços, o sexto será gratuito.
  53. Sorteie seus serviços. Esses tipos de promoções instigam algumas clientes a indicarem a sua esmalteria  para amigas e familiares. Você receberá novos clientes e publicidade gratuita.
  54. Ofereça um desconto às clientes se elas pagarem antecipadamente por um pacote de serviços. 
  55. Promova um dia de descontos fantásticos, onde as clientes podem fazer suas unhas com grandes descontos. Assim, todos no salão podem participar, e você pode até optar por usar essa dia para experimentar novos produtos ou fazer treinamento técnico.
  56. Ofereça desconto no primeiro serviço de uma nova cliente para garantir que ela volte ao seu salão e mantenha o compromisso.
  57. Destaque-se da multidão. Sua decoração é única, você usa produtos inodoros, oferece um serviço que ninguém mais faz? Certifique-se de que o mundo saiba disso.
  58. Não subestime o poder da Internet. Use todas as vantagens que os serviços online podem oferecer.
  59. Mantenha sua estação de trabalho limpa.
  60. Se você não estiver confiante com suas habilidades, isso refletirá na sua qualidade de trabalho e suas clientes saberão disso. Vá a feiras, assista a aulas, leia revistas e aprenda coisas novas com outras pessoas do ramo.
  61. É a era do acesso. Então certifique-se de que clientes de todos os tipos tenham acesso aos seus produtos e serviços online. 
  62. Preste atenção às pessoas com deficiência. Elas estão se tornando um mercado maior e, se você puder atendê-las melhor do que seus concorrentes, poderá conquistar uma base de clientes leal e lucrativa.
  63. Tenha o cuidado de reservar os horários das clientes de forma eficiente. Utilize de plataformas de agendamento online para marcar compromissos de forma consecutiva, sem buracos, para que você use seu dia de trabalho para ganhar o máximo de dinheiro e atender o maior número de clientes possível.

Esperamos que essas ideias ajudem você a promover sua esmalteria e conquistar novas (e novos) clientes.

E aí, gostou das nossas dicas?

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Enfim, se tiver alguma dúvida é só entrar em contato conosco 😀

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