Como melhorar a retenção de clientes no salão e na barbearia

Para que um negócio tenha sucesso e possa crescer como uma boa empresa, não existe outra forma de fazer isso que não seja com a captação e retenção de clientes.

Uma empresa sem clientes, simplesmente não sobrevive.

E para que a sua empresa também possa alcançar o sucesso desejado, é necessário sempre estar atento para identificar quais são as melhores formas de cuidar dos seus clientes.

Dessa forma, eles podem frequentar o seu salão de beleza ou barbearia de forma assídua.

Vamos lhe contar agora, qual é o principal segredo para que isso possa acontecer: cuidar do seu cliente.

Existem diversas formas possíveis de você cuidar da sua carteira de clientes, para que eles se sintam bem atendidos e possam divulgar o seu negócio em todos os lugares que forem.

Afinal, o melhor marketing ainda é o boca a boca, aquele das recomendações. E só recomenda quem teve um bom atendimento e ficou satisfeito com o serviço.

Separamos para você cinco dicas práticas que se seguidas corretamente podem trazer o sucesso do seu salão de beleza ou barbearia.

E se é isso que você está buscando, vamos lá conhecer essas dicas de ouro.

Passo a passo para o sucesso

1- Atendimento personalizado

Ninguém gosta de se sentir como se fosse apenas mais um na multidão não é mesmo?

Se isso já acontece em qualquer ambiente e deixa muita gente chateada, imagine em uma empresa, onde muitas vezes o cliente pode dar um feedback negativo, seja não voltando mais ao seu salão ou barbearia por exemplo, ou mesmo falando mal para outras pessoas, e não é nada disso que nós queremos, não é verdade?

Por isso um atendimento de qualidade, que seja especial e personalizado, sem dúvida nenhuma é um dos pilares para um salão ou uma barbearia de sucesso e da retenção de clientes.

E você pode fazer isso de um modo muito prático, seja tratando a pessoa pelo nome, ou com um sistema para salão de beleza com informações importantes. Por exemplo, conferir qual foi o último serviço prestado à ela, se gostou, se ficou satisfeito.

Ah! E até mesmo melhorar as vendas, conseguindo oferecer um novo serviço de acordo com o perfil da pessoa.

Esse procedimento de oferecer novos produtos pode ser chamado de duas formas: Up selling ou Cross selling.

No caso do Up selling é o processo de sugerir um adicional para o produto ou serviço.

Na barbearia,por exemplo, uma pessoa que vai apenas para fazer a barba pode receber uma oferta para fazer também o cabelo.

Já o Cross selling é um complemento que pode ser ofertado para o serviço.

Para um salão de beleza o Cross selling ideal poderia ser a manicure que utiliza uma base especial e fortificante exclusiva de cada cliente.

Ou ainda se vai fazer uma escova pode ser feito uma hidratação ou penteado também, que pode ser ofertado no mesmo momento em que seria marcado o horário apenas para a escova.

Pode até parecer dicas um pouco simples de serem realizadas. Mas são justamente esses processos simples que poderão fazer toda a diferença na retenção de clientes.

2- Saiba o que o seu cliente precisa

Neste ponto não se trata apenas de saber o serviço que foi marcado, seja uma escova, corte ou barba.

É bacana entender qual a real necessidade do cliente.

Se veio fazer uma maquiagem para ir a um casamento, ou formatura.

Ou então se marcou um corte de cabelo ou barba apenas para manter a aparência ou para algum evento.

Saber dessas informações simples pode ajudar o profissional a realizar um serviço com maior qualidade, e a partir disso proporcionar uma melhora na experiência dos seus clientes.

Se o cliente tem uma boa experiência com uma empresa ou marca, o processo de fidelização pode ficar ainda mais fácil. E e a sua barbearia consegue conquistar ainda mais clientes pelo bom desempenho.

Então não se esqueça da alta qualidade no atendimento e de proporcionar uma boa experiência para o cliente.

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3- Entenda por que alguns clientes ainda não são fiéis

Antes de avançar etapas para conquistar e reter os clientes do salão de beleza e logo o seu faturamento, é necessário dar um passo atrás e verificar o real motivo pelo qual os clientes que já realizaram algum serviço no seu estabelecimento não retornaram.

São inúmeras as possibilidades que podem ser apresentadas.

Para que você acerte, o ideal é criar um canal para que os clientes possam fazer  sugestões, críticas e elogios.

Afinal, não adianta nada você investir tempo e as vezes até dinheiro para capacitar melhor os seus colaboradores para que possam realizar um bom atendimento, se o problema está na qualidade do serviço.

Para ter um feedback real, você pode ofertar algumas recompensas.

Por exemplo, você pode dar descontos, bônus e prêmios em uma próxima visita para quem auxiliar na pesquisa de satisfação. Assim, a probabilidade de retenção de clientes pode aumentar significativamente.

4- RTS para a equipe

O processo de fidelização com os clientes não deve partir apenas do ponto de relacionamento profissional-cliente.

Ele deve estar ainda entre gestor-equipe. 

Para que isso seja feito de um modo eficaz e que possa trazer dados corretos e importantes para o seu negócio, é necessário montar uma estratégia para isso.

E aqui você pode utilizar o RTS – Revisão Trimestral de Sucesso.

Essa atividade de revisar os pontos fortes e fracos do seu negócio pode proporcionar o entendimento de como está o seu estabelecimento hoje.

Dessa forma é possível revisar a missão e visão da empresa.

Você também consegue visualizar os seus objetivos e o que falta para que você consiga alcançar.

Esse passo não deve ser dispensado, se você deseja conquistar e ter a retenção desses clientes.

5- Invista em marketing para retenção de clientes

Os investimentos em marketing não devem ser utilizados apenas para a aquisição de novos clientes.

Deve ser pensado também para que os clientes que já conhecem o salão de beleza se lembrem do serviço.

Assim, eles são incentivados a marcar um horário.

Não pense que o marketing é só para anunciar a marca através dos meios tradicionais ou utilizando as redes sociais.

O marketing é antes de tudo uma estratégia para promover o relacionamento de empresa com os clientes com oportunidades de retenção deles. 

E fazer marketing não é difícil se você tem um programa para salão de beleza ou barbearia para lhe auxiliar.

Com a Belasis, por exemplo, essa se torna uma tarefa muito simples. Pois você tem todas as ferramentas para divulgar o seu negócio de forma eficiente.

Você tem um website personalizado para que os clientes acompanhem todas as novidades sobre o seu salão ou barbearia.

Além disso, você pode fazer campanhas via SMS e muito mais.

Se você ficou curioso, é só clicar aqui para experimentar grátis todas as vantagens desse sistema.

Com essas dicas você tem todo o potencial necessário para alavancar as suas vendas e aumentar o faturamento da sua barbearia assim como do salão de beleza.

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